Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

quarta-feira, janeiro 19, 2005

É o dinheiro, estúpida!

Está bem que Moscovo é uma cidade fantástica, imensa e intensa, com uma vida cultural superior à, por exemplo, de Lisboa. Tem teatros aos molhos, com peças, bailados, óperas. Museus onde se pode observar obras dos melhores do planeta. Uma arquitectura deslumbrante, desde os edifícios estalinistas com km de comprimento até às igrejas que parecem de brincar. E agora até tem as lojas de griffes famosas que se encontram em Paris, Londres e Nova York. E restaurantes para os ricalhaços.
E segundo dizem, este ano até está a ter um Inverno à moda dos países mais ocidentais (estará São Pedro à espera de mais jogadores portugueses para lhes mostrar como é viver parte do ano naquela cidade?).
Mas caramba, não me queiram fazer crer que aquele campeonato já é ou virá a ser a curto prazo competitivo o suficiente para levar jogadores como o Fernando Cavenaghi (lindo Torito) e mais uma catrefa de novas esperanças argentinas, mais o Derlei (alô Taça Uefa do ano passado!) e ... Simão, Liedson, McCarthy.
Será o dinheiro dos russos ou tão só o dinheiro da venda dos jornais?

Brrrrrrrrrr $$$$ Brrrrrrrr

Menção Honrosa

Esta semana, para além dos meus jogadores preferidos que se destacaram sem necessitarem obrigatoriamente de fazer algo por isso - basta isso mesmo, serem meus preferidos - outro houve de quem eu não posso deixar de falar.
Pois é! No Sporting X Benfica já tinhamos apanhado um grande susto com aqueles 10 minutinhos finais do Pedro Mantorras, mas felizmente as suas loucas correrias não deram em nada. Mesmo jogando no rival tenho de confessar que adorei ver o 4.º golo dos lampiões. Ou melhor, adorei ver quem o marcou. É bom ver de volta o miúdo que ainda no Alverca marcou um (ou mais? Não me lembro)golo ao Sporting e de seguida afirmou ter um fraquinho por este clube. Não há volta a dar: mesmo vestido de vermelho tem bom coração. Força Pedro, mas não repitas a graçinha do Alverca.

terça-feira, janeiro 18, 2005

Jogador da Semana 2 - FRANK LAMPARD

O Frank Lampard é um jogador de quem eu gosto. Mas não devia, pelo menos não esta semana. Então não é que o rapaz marcou os dois golos da vitória do Chelsea sobre o Tottenham, ainda por cima em White Hart Lane, que esperava certamente sair vencedor depois da recuperação que vem fazendo? Abreviando: com este contributo para a vitória, a equipa de Lampard venceu um dos rivais londrinos e ficou com ainda mais pontos de vantagem sobre o Arsenal, outro rival londrino.
Não gosto especialmente do Chelsea (a não ser, está visto, pelo Frank Lampard e, também, pelo nosso Ricardinho Carvalho), mas como não ver este jogador fantástico que se tem vindo a impor gradual mas decisivamente no futebol inglês? É imprescindível para Mourinho e para Mister Eriksso(n). De Mourinho recebeu elogios, considerando-o um jogador essencial no futebol moderno. Não é pouca coisa, vindo de quem vem. De Eriksson começou por receber uma desilusão ao não ser convocado para o Mundial de 2002 na Coreia e Japão, quando já jogava no Chelsea, mas desde aí é indiscutível na equipa dos Three Lions.

Estás a rir do quê? Do golo que nos marcaste no Euro? Não valeu de nada, já estamos habituados a sofrer para vencer no fim. Eh, eh, eh.

Este centrocampista que não tem medo de rematar de qualquer sítio do campo (marcando, assim, aqueles golões de levantar todo o estádio) nasceu em 1978 em Romford, Essex, não muito longe de Londres. Admite que adorava praticar cricket quando era mais novo mas que o pai o pressionou para se tornar jogador profissional de futebol, do que, no entanto, não se arrepende. O pai, com o mesmo nome, havia sido uma das estrelas do West Ham, clube onde Frank Lampard junior se iniciou, ficando até 2001. No princípio era visto como o filhinho do papa (que treinava uma das equipas do clube) tendo, assim, que provar mais do que os outros sem linhagem. Parece que não ajudou ter um craque na família, pelo menos aos olhos dos adeptos.
Outra curiosidade: Frank Lampard é primo do Jamie Redknapp, ex-Liverpool e Tottenham, actual Southampton). O Jamizito pode não vir a ser eleito jogador da semana cá para o Futebol é Para Meninas (ou talvez sim) mas estará certamente em qualquer top dos jogadores mais lindos do planeta.

Jamie Redknapp ainda fica mais lindo com a mais linda camisola inglesa.

sexta-feira, janeiro 14, 2005

Ai se as tripeiras o apanham no trânsito...

Sobre Cláudio Pitbull, novo reforço de Inverno do Porto, o Jornal Público diz hoje o seguinte:
«Fora do campo mantém a irreverência. Um dos seus divertimentos em Porto Alegre é soltar frases às pessoas por uma das seis buzinas que mandou instalar no seu carro, especialmente o "Tinha que ser mulher!" quando alguma condutora atrapalha o trânsito.»
Como se vê, no FCP o nível já começou a subir.

segunda-feira, janeiro 10, 2005

Jogador da Semana 1 - SÁVIO

Este é o jogador de todas as semanas de todos os anos.
Aquele que sempre quis ver jogar no Sporting. Ainda não deu e já começo a perder a esperança de que tal alguma vez venha a acontecer.
Já deu para ver que o Sávio tinha de ser o primeiro distinguido pelo Futebol é Para Meninas e até calhou bem porque neste fim de semana o garoto marcou mais um golito pelo Zaragoza.
Há pouco tempo alguém no Jornal A Bola escreveu que o Sávio tinha, enfim, atingido a maioridade, futebolísticamente falando, e agora sim estava completamente à vontade na Europa.
Sigo a sua carreira desde os tempos do Flamengo (estreou-se profissionalmente em 1992, com 17 anos) onde, novinho ainda, era conhecido como o Anjo Louro da Gávea. Quando o Romário (e o Edmundo) chegou ao Flamengo, Sávio ainda lá jogava e, claro, continuou como o ídolo maior da torcida do Mengão. Considerado o sucessor de Zico (grande Galinho! Não me esqueço nunca de uma entrevista que deu à SIC, quando o Sporting se preparava para ser campeão em 1999/2000, afirmando que o seu pai era um grande sportinguista e que ele próprio adoraria ver o Sporting campeão), não chegou, porém, a igualá-lo. Mas também, quantos se podem orgulhar de ter igualado ou superado Zico?
Sávio saiu então para a Europa, logo para o Real de Madrid, e aí ficou de 1997 a 2003. Lembro-me de o ver jogar em Alvalade, para a Liga dos Campeões, e dei comigo só a olhar para o Sávio ali na ala esquerda, com os seus dribles rapidíssimos, juntinho à bancada nova. Pois é, ainda há alturas em que não sou totalmente facciosa e jogadores há que me distraem do meu Sporting. Com o Real ganhou quase tudo o que havia para ganhar e com o Zaragoza ainda ganhou uma Copa do Rei.
Para além do fantástico jogador que é, e lindo, já agora, parece que também se preocupa, de alguma forma, com questões sociais, tendo criado um clube em Vila Velha, Espírito Santo (Brasil), sua cidade, desenvolvendo um projecto que alia não só a vertente desportiva como também a educativa e social. Para saber mais é só clicar aqui.


Sávio a comemorar uma traição ao Sporting em 2000.

Nova Rubrica

Será criada uma nova rubrica aqui no Futebol é Para Meninas, a do Jogador da Semana.
A frequência será, em princípio, uma vez por semana ou, talvez o mais provável, quando calhar. O que calhar será também o critério para a atribuição da distinção.

domingo, janeiro 09, 2005


O melhor é mandar a equipa toda 15 dias de férias para a Bahia. Pensando bem... basta mandar só 10.

E não é que resolveu?

quarta-feira, janeiro 05, 2005

O empacotador

O Liedson é, dos jogadores que já vi jogar ao vivo, um dos que mais me impressionou. Não tem nada que ver assistir ao seu jogo na tv e vê-lo ali com o seu bailado pertinho, juntinho à relva.
Como ele, só senti o mesmo com o Zlatan Ibrahimovic, de quem nunca tinha ouvido falar até o ver ao vivo no Suécia X Bulgária. Possante. Liedson não. É um jogador fino. Como é que é então possível que um rapaz tão fino seja capaz de deixar de lado os compromissos profissionais e desiludir tantos e tantos admiradores? Claro que tudo se esquece, principalmente se nos continuar a oferecer golos e mais golos. E se continuar a ser dos poucos da equipa com quem se pode contar para continuar a sonhar com os títulos.
Então está combinado: toca a resolver.

Em Inglaterra também há golos que não contam

Pois é, para não dizermos que só nos toca a nós.
Ou se calhar é por haver um jogador português envolvido.
Então não é que o nosso Pedro Mendes meteu um golão (só faltou a bola tocar nas malhas posteriores, mas não faltou muito) que só o árbitro do ManchesterUtdXTottenham não viu?
Comentário da SkySports:
"Tottenham were denied victory at Old Trafford by the most incredible error. Is this the worst decision ever and is it time for TV technology to spare us any repeat in the future?"
Agora venham lá dizer que o nosso campeonato está a léguas do inglês.



Frango à bife

Sá Pinto de volta! 2 golos ao simpático Pampilhosa e eleito melhor em campo pela equipa da TSF. IUPIIIIIIII