Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

segunda-feira, abril 30, 2007

Para Mim Tanto me Faz

«Não podendo ganhar, era importante não perder...»
Paulo Bento

27.ª Jornada - Benfica 1x1 Sporting


Nunca um empate terá sido tão justo num derby.
E nunca o Sporting terá tido um jogo tão fácil nos primeiros 20 minutos como o de ontem (Liedson marcou logo no 1.º minuto), com um Benfica a perder passes atrás de passes sem que nós conseguissemos aproveitar esse desnorte para marcar o 2.º golo.
Depois... bom... depois, penso que o medo de deitar por terra o 2.º lugar impediu que o Sporting ganhasse este jogo e ficasse apenas a 1 ponto do Porto. Deu a sensação que a meio da 2.ª parte o Sporting não sabia muito bem se havia de lutar pela vitória ou de segurar o empate.
Resta-nos esperar que o Porto perca mais 1 jogo (em 3 jornadas) e que o Sporting ganhe todos os seus.
Está certo: as contas, a esperança até ao fim, o quase!

sexta-feira, abril 20, 2007

Eles Contra o Mundo

Havia o golo de Maradona pela Argentina contra a Inglaterra em 1986

Agora há também o golo de Messi pelo Barcelona contra o Getafe
Em comum o momento mágico daquele que foi - e é para muitos - o melhor jogador de todos os tempos e daquele que se diz ser o seu sucessor.
Visto o golaço de ontem à noite parece ficar a certeza de que a alma de Maradona (poucos dias depois de este ter sido gravemente hospitalizado) incorporou mesmo a Pulguita.
No caso, bastante improvável, de não ter ainda assistido ao golo do século, é só aceder por aqui:
Depois de ver, serão ainda necessárias estas palavras de Messi tentando explicar O golo?
"Dejé atrás a los defensores, vi espacio, mucho espacio para correr. Llegó el último defensor, vi el hueco y me fui para adelante. Siempre busco el arco. Después llegué e intenté finalizar"

terça-feira, abril 17, 2007

Os + Ricos

Depois da publicação da lista do Sporting, a France Football publica hoje a lista dos jogadores melhor pagos no mundo do futebol.
Confirma-se: Bueno e Alessandro, mesmo ganhando muito, também não tem aqui lugar.
Eis a lista, entre salários e prémios:

1. Ronaldinho (Barcelona) 24 milhões de euros
2. David Beckham (Real Madrid) 17
3. Thierry Henry (Arsenal) 15,7
4. Michael Ballack (Chelsea) 15,3
5. Ronaldo (Milan) 15,2
6. Andrei Shevchenko (Chelsea) 12,7
7. Alessandro del Piero (Juventus) 11,5
8. John Terry (Chelsea) 11,4
9. Steven Gerrard (Liverpool) 11,3
10. Fabio Cannavaro (Real Madrid) 10,5
11. Frank Lampard (Chelsea) 10,3
12. Didier Drogba (Chelsea) 9,5
13. Kaká (Milan) 9,2
14. Francesco Totti (Roma) 9
15. Wayne Rooney (Manchester United) 8,9
16. Ruud van Nistelrooy (Real Madrid) 8,8
(por enquanto) 17. Cristiano Ronaldo (Manchester United) 8,7
18. Rio Ferdinand (Manchester United) 8,5
19. Iker Casillas (Real Madrid) 8,5
20. Raúl González (Real Madrid) 8,4

sexta-feira, abril 13, 2007

Canta, Maestro


A pedido de milhões de famílias, decidi-me finalmente a postar uma foto do maestro.
Mas isso só porque encontrei finalmente uma decente.

Bifalhada


Depois de uns anos de castigo pelo comportamento dos seus adeptos, o melhor futebol do mundo invadiu definitivamente o continente: Chelsea, Manchester Utd e Liverpool vão dar cabo dos únicos italianos que ficaram para contar a história.

quarta-feira, abril 04, 2007

Sim, Sr. Comandante

Será que o relatado em post anterior se tratou apenas de um momento de baixa de forma do Presidente do COP?
Não acredito muito, mas, para inverter tendências, boto aqui para cima umas outras declarações tiradas da mesma entrevista, para mostrar que nem tudo é mau:

“Apesar de estar a lutar por resultados nos próximos JO, se eu tivesse que escolher entre esses resultados ou ter 40% dos jovens portugueses a praticar desporto, eu escolheria perder a minha aposta em relação às medalhas”

Uma outra boa ideia defendida pelo Presidente é a da candidatura de Lisboa (=Portugal) à organização de uns Jogos Olímpicos.
Apoio-a a 100% (acontece que poucos o fazem no nosso país e o meu apoio vale rigorosamente zero).
É um evento de dimensão planetária, algo que nem de perto o nosso país chegou já a experimentar e, na minha modesta opinião, um desafio que poderia e deveria ocupar a estratégia do nosso governo.
Penso nesta opção não apenas do ponto de vista desportivo mas também focando-me nas 2 outras áreas do meu interesse e que preenchem a minha vida: o turismo e o urbanismo. A organização dos JO em Lisboa seria um óptimo pretexto para se pensar a prática do desporto desde tenra idade (com vista, também, à obtenção de resultados), para se trazer ainda mais turistas ao nosso país (sendo que o turismo é a actividade que mais cresce no mundo) e, mais importante, para se planear e lançar mãos à obra na reconversão da área metropolitana de Lisboa, dotando-a não só com equipamentos desportivos que não dispõe (só a título de exemplo, onde pára a pista de atletismo, modalidade que mais títulos tem dado a Portugal?) como também de melhores redes viárias e transportes.
Vamos a isso? Ou ficamo-nos apenas pela Ota e TGV?

Não, Sr. Comandante

O Comandante Vicente Moura é uma figura do dirigismo desportivo em Portugal.
Presidente do Comité Olímpico Português vai para bem mais de uma quinzena de anos, deu uma entrevista à publicação “Perspectiva” que saiu com o Público de 6.ª feira da semana passada. A dado passo, conjunto de letrinhas e palavrinhas que entram directamente para qualquer placar das pérolas do dirigismo desportivo português que, como se vê, dá luta ao do futebol em intrigas, grupinhos e egos exagerados.
«
P: Já disse que ia deixar o COP depois deste ciclo olímpico, depois já disse que afinal ia ficar…
R: Não, eu não disse isso. Eu posso dizer é que tenho o apoio quase unânime de todas as Federações, ou unânime…
P: Mas também tem inimigos…?R: Tenho um inimigo… um que eu saiba! E foi só para chatear esse inimigo que disse que ficava.
P: Ah… afinal disse! … mas, quem é esse inimigo?...
R: É um professor universitário… que nos últimos 10 anos anda a clamar que eu já me devia ter ido embora, que estou velho e ultrapassado, é quase todas as semanas a mesma conversa! …e então eu disse que, como até tenho um inimigo de estimação, só para o aborrecer, vou ficar… porque a minha intenção real é retirar-me em Março de 2009, depois do Jogos Olímpicos. O que vai acontecer é que, se for um fracasso, evidentemente isso vai-se cumprir, se não for, e só para irritar este meu inimigo, pode ser que fique.»

E pronto! Caso a missão que irá aos JO de Pequim cumpra os objectivos estabelecidos pelo Sr. Comandante (4 a 5 medalhas e 64 pontos), só para aborrecer o seu único inimigo ele ficará à frente do COP por mais uma temporada. Só por isso, atenção.

terça-feira, abril 03, 2007

23.ª Jornada - Sporting 2x0 Beira-Mar

Depois de 101 (!) jogos a jogar de forma consecutiva, a novidade era a ausência de João Moutinho da equipa, por se encontrar castigado.
O Sporting fez uma primeira parte de muito bom nível, a mostrar que não queria mesmo - desta vez - desperdiçar a oportunidade deixada pelos 2 rivais da frente de a eles se chegar mais perto.
Golos de Abel (creio que o 1.º pelo Sporting) e Liedson.
A segunda parte foi um verdadeiro frete. O Beira-Mar criou perigo nos inúmeros cantos mas nunca chegou a assustar um Sporting propositadamente adormecido e a deixar rolar o tempo.
Mais uma vez, é pena que não exista uma cultura de respeito pelo adepto e, jogando em casa, uma dinâmica constante de ataque, buscando sempre o golo.
Ainda assim, uma jornada perto da perfeição.

segunda-feira, abril 02, 2007

1x1


Como os tempos mudam!
Já festejo golos do Porto!
E a 10 minutos do fim já só queria festejar um do Benfica. Tive oportunidade para o fazer. Não o consegui mas fiquei feliz com a noite perfeita.

Destaques na Água

No final dos campeonatos mundiais da natação em Melbourne, Austrália, eis o destaque absoluto, aquele que é já - aos 21 anos - apontado como o melhor nadador de sempre: Michael Phelps, 5 títulos mundiais em provas individuais, mais 2 em estafetas (e não 3 porque a estafeta americana de ontem foi desclassificada), e um sem número de recordes mundiais.


Destaque, igualmente, para os vencedores da prova rainha da natação: os 100 livres. Fillipo Magnini, de Itália, chegou exactamente ao mesmo tempo que Brent Hayden, do Canadá, mas leva a foto por ter bisado em campeonatos do mundo. Quando a Lisbeth Lenton, australiana, para além dos 100 ganhou também os 50 e, com isso, repetiu a careta de "oh, my god! am I the champion?"


Laure Manaudou, a francesa, ganhou 2 títulos mundiais (nos 200 e 400 livres) e mais umas quantas medalhas. Caprichosa, ficou fula com o 2.º nos 800 (apesar de ter batido o recorde da Europa) e com o também 2.º nos 100 costas (apesar de ter batido o seu recorde de França) e ainda se deu ao luxo de ir na banhada na final dos 1500 só para fazer metros.

E o lema do "importante é participar", sempre presente nos Jogos Olímpicos pela atribuição de vagas a nadadores de países com nula expressão na natação, também esteve presente nestes mundiais. Bamba, da Serra Leoa, a nadar nas águas da piscina de Melbourne, teve o azar que atemoriza 10 em cada 10 nadadores: a queda dos óculos em plena prova.



E Ian Thorpe? De que ri?
Há poucos meses tinha anunciado a sua retirada da modalidade.
Nestes mundiais disputados no seu país viu o americano Michael Phelps ultrapassá-lo em número de títulos mundias e roubar-lhe a distinção de "melhor nadador de todos os tempos após Mark Spitz".
Pior.
Notícia do L´Equipe da semana passada informava o mundo de que Thorpe havia sido apanhado no ano passado com valores anormalmente altos de substâncias proibidas.
Nos dias seguintes Thorpe foi visto entre a assistência da piscina, descontraido, falando ao telemóvel, rindo. Deu uma conferência de imprensa afirmando que sempre esteve do lado da luta anti-doping, que nunca foi notificado do que agora o jornal o acusa e que tudo fará para continuar a dar ao mundo a imagem limpa que sempre mostrou.

Apesar das facadas do caso Ian Thorpe, vindas a público nesta altura, parece não existir muitas dúvidas de que estes foram uns dos melhores campeonatos do mundo de sempre.