Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

terça-feira, julho 17, 2007

To, Vu, Pu

O marketing do Sporting não anda a funcionar bem.
Vejam só os novos nomes para a época que aí vem: Stojkovic, Vukcevic, Purovic, Izmailov e, até Gladstone. Enquanto o Benfica promove o equipamento alternativo cor de rosa e, com isso, cativa mais umas meninas para o futebol, como vai o Sporting conquistar mais adeptas (e adeptos) se, à partida, existe logo o desafio de decorar nomes ilegíveis?
Deveremos recriar esses nomes, à semelhança do que ouvi este fim de semana “o I love marcou um golo”?
Abreviaremos, para além do I Love, para To, Vu, Pu, Glad?
Ou será que os novos leões serão como o Farnerud do ano passado e nos darão uma época inteira para irmos treinando o grito do seu nome?

Nem Tango Nem Samba, Só Fado

Ontem voltei a ver um jogo de futebol.
E não foi um joguinho de pré-época qualquer. Não. Foi logo um Argentina x Brasil que valia um título, o da Copa América.
A Argentina tinha todos os seus homens, incluindo o fofo Messi, e era a favorita. O Brasil estava fraquinho, abandonado pelos craques Ronaldinho e Kaka e derrotado no 1.º jogo pelo México.
Pois, final é final e os complexos (o fado?) argentinos quando defrontam os vizinhos rivais voltaram.
Os do tango pura e simplesmente não jogaram à bola, de cada livre a seu favor resultava automaticamente um lance de golo para o Brasil e o capitão das pampas ainda se deu ao luxo de meter um auto-golo.
Resultado: face a tantos tiros nos pés nem foi preciso sambar. 3 golos a 0 chegaram.

sexta-feira, julho 13, 2007

Lindo Golo, Nada Mais

"Fue un lindo gol, nada más"
Lionel Messi sobre o GOLO que marcou há dias ao México na Copa América.
Tanta simplicidade comove. Vide:
http://www.youtube.com/watch?v=qPqYAypXL5c

De Acordo

"O nosso único objectivo é sair de prova o mais rapidamente possível".
Palavras do presidente do Nacional, Rui Alves, o engenheiro que dá nome ao estádio do clube, acerca da nova Taça da Liga.
Assino por baixo e espero que tal se concretize. Já agora, desejo idêntica figurinha para a Taça de Portugal e I Liga.
Força Marítimo!

quarta-feira, julho 11, 2007

Vai e Leva os Perus

Declaração de intenções: quando não gosto, não gosto mesmo.
E do Ricardo, o guarda-redes que nos tocou nos últimos anos, não gosto mesmo nada.
Nunca gostei, não gosto e, posso garanti-lo, nunca gostarei.
Porquê?
(a cegueira quando não se gosta mesmo nada tem destas coisas)
Basicamente, porque nunca fez nada pelo Sporting.
Pior! Com o leão ao peito conseguiu dar um campeonato ao rival Benfica, seu confesso clube do coração. Ou seja, pode dizer-se com alguma propriedade que mesmo sem ter jogado pelos lampiões o lampião ganhou um título.
Mazinha?
O guarda-redes que defende penáltis em série pela selecção, e que com isso virou herói da populaça, não terá defendido mais do que 1 penálti (nem 1 me lembro, mas a memória falha) pelo Sporting em 4 anos de clube. Quem sabe alguma coisa de futebol (que pode não ser o meu caso) sabe que apenas isto anda longe de ser o essencial.
Mas puxo pela cabeça e não consigo enumerar mais do que 2 ou 3 jogos em que Ricardo tenha, de facto, sido decisivo e que, à semelhança do que fez Michel Preud´Homme, se possa dizer “ena pá, que este tipo vale pontos”. Assim de repente, lembro que Ricardo tirou uma bola de dentro da baliza num jogo com o Leiria e, isso sim, é que foi safar um golo (literalmente).
Mas ainda mais de repente lembro o tal golo que valeu um campeonato (continuo a pensar que Luisão fez falta mas que um guarda-redes com a “experiência” do “Labreca” tinha mais do que obrigação de dar outra solução àquela bola). E lembro também que um grande guarda-redes talvez pudesse ter evitado qualquer 1 dos 3 golos da final da Uefa que perdemos em casa.

Mas o que mais me irrita no meio disto tudo é ter-se promovido um dos jogadores que mais divide opiniões no clube (e no país) a capitão de equipa. Se o ano passado já foi doloroso vê-lo com a braçadeira, por ser um dos sub-capitães, este ano iria ser ainda pior ver o galináceo com um estatuto ainda maior.
Se isso irritava, não consigo sequer descrever o que sinto por ver que dirigentes e equipa técnica compactuam com esta indecência, ainda para mais sabendo que o jogador estava descontente com o seu contrato e desejava sair.
Moral da história: vai para capitão aquele que deveria ter sido a primeira escolha – João Moutinho – aquele que, pelo ver se te avias que tem sido a saída dos capitães do Sporting, deverá ser o mais do que certo próximo a debandar.

domingo, julho 08, 2007

Miccoli de Rosa

Fabrizio Miccoli não quis perder a oportunidade de jogar de rosa: pode ter deixado o Benfica mas logo escolheu o Palermo.