Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

segunda-feira, janeiro 10, 2005

Jogador da Semana 1 - SÁVIO

Este é o jogador de todas as semanas de todos os anos.
Aquele que sempre quis ver jogar no Sporting. Ainda não deu e já começo a perder a esperança de que tal alguma vez venha a acontecer.
Já deu para ver que o Sávio tinha de ser o primeiro distinguido pelo Futebol é Para Meninas e até calhou bem porque neste fim de semana o garoto marcou mais um golito pelo Zaragoza.
Há pouco tempo alguém no Jornal A Bola escreveu que o Sávio tinha, enfim, atingido a maioridade, futebolísticamente falando, e agora sim estava completamente à vontade na Europa.
Sigo a sua carreira desde os tempos do Flamengo (estreou-se profissionalmente em 1992, com 17 anos) onde, novinho ainda, era conhecido como o Anjo Louro da Gávea. Quando o Romário (e o Edmundo) chegou ao Flamengo, Sávio ainda lá jogava e, claro, continuou como o ídolo maior da torcida do Mengão. Considerado o sucessor de Zico (grande Galinho! Não me esqueço nunca de uma entrevista que deu à SIC, quando o Sporting se preparava para ser campeão em 1999/2000, afirmando que o seu pai era um grande sportinguista e que ele próprio adoraria ver o Sporting campeão), não chegou, porém, a igualá-lo. Mas também, quantos se podem orgulhar de ter igualado ou superado Zico?
Sávio saiu então para a Europa, logo para o Real de Madrid, e aí ficou de 1997 a 2003. Lembro-me de o ver jogar em Alvalade, para a Liga dos Campeões, e dei comigo só a olhar para o Sávio ali na ala esquerda, com os seus dribles rapidíssimos, juntinho à bancada nova. Pois é, ainda há alturas em que não sou totalmente facciosa e jogadores há que me distraem do meu Sporting. Com o Real ganhou quase tudo o que havia para ganhar e com o Zaragoza ainda ganhou uma Copa do Rei.
Para além do fantástico jogador que é, e lindo, já agora, parece que também se preocupa, de alguma forma, com questões sociais, tendo criado um clube em Vila Velha, Espírito Santo (Brasil), sua cidade, desenvolvendo um projecto que alia não só a vertente desportiva como também a educativa e social. Para saber mais é só clicar aqui.


Sávio a comemorar uma traição ao Sporting em 2000.