Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

segunda-feira, maio 29, 2006

Sub´s

Os nossos sub-21, depois de terem assumido a candidatura ao título europeu da categoria, foram corridos logo na primeira fase. Em casa.
Eu acrescentaria que em casa ou fora dela apenas o FC Porto ganha alguma coisa neste país. Não é grave. Principalmente quando os outros mostram e fazem por merecer mais do que nós.
Não vi os 2 primeiros jogos de Portugal mas ouvi coisas.
Do jogo com a França ouvi que os franceses foram muito melhores do que nós. Jogaram mais, logo, ganharam. Custa assim tanto admitir que os outros possam ser melhores?
Do jogo com a Sérvia, ainda com o Montenegro, ouvi que não jogamos nada por ali além e que na 2.ª parte, em desespero, tentamos mostrar quem é que devia mandar ali. Mas isso só não chega, não chegou. Pensar que somos bons raramente é suficiente para o sermos.
O jogo de ontem, com a Alemanha, já o pude ver. Sem muito entusiasmo, ao contrário do pessoal de Guimarães que continua a mostrar que sabe apoiar as suas equipas, percam ou ganhem. Joguinho fraquinho. Com Portugal a precisar de marcar 3 golos (e que França ganhasse, como viria a ganhar), não me lembro de termos criado 3 ocasiões para isso até aos 93 minutos. Neste minuto João Moutinho marcou o golo, a passe de Nani. Ficaram os dois aliviados por Portugal ter finalmente marcado um golo em 3 jogos (!) e choraram de emoção. Ou choraram de emoção por, com esse golo, terem atirado com os alemães para fora das meias finais e, assim, ficarem acompanhados na desilusão?
O que se viu depois do apito do árbitro foi uma choradeira colectiva.
O certo é que, depois de ter ganho todos os jogos do apuramento, Portugal não demostrou ter uma equipa na verdadeira acepção da palavra.
Teoricamente, se me dissessem que 11 rapazes iriam entrar em campo e entre eles estariam nomes como Raul Meireles, João Moutinho, Manuel Fernandes, Nani e Ricardo Quaresma, diria que iriam destruir quaisquer outros 11 que lhe aparecessem pela frente. Acontece que, só nomes não jogam à bola e a eles se juntaram outros como Nélson, José Castro, Rolando (ou Semedo) e Nuno Morais. Que defesa fraquinha! Mas não foi por ela que não chegámos lá. Afinal, o meio-campo e o ataque maravilha dos sub´s não fez nada, não criou e não marcou.
Mas, como diz o outro, "o chefe sou eu", e Filipão lá irá analisar com o seu Agostinho porque é que as coisas não correram como o esperado.