Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

segunda-feira, abril 02, 2007

Destaques na Água

No final dos campeonatos mundiais da natação em Melbourne, Austrália, eis o destaque absoluto, aquele que é já - aos 21 anos - apontado como o melhor nadador de sempre: Michael Phelps, 5 títulos mundiais em provas individuais, mais 2 em estafetas (e não 3 porque a estafeta americana de ontem foi desclassificada), e um sem número de recordes mundiais.


Destaque, igualmente, para os vencedores da prova rainha da natação: os 100 livres. Fillipo Magnini, de Itália, chegou exactamente ao mesmo tempo que Brent Hayden, do Canadá, mas leva a foto por ter bisado em campeonatos do mundo. Quando a Lisbeth Lenton, australiana, para além dos 100 ganhou também os 50 e, com isso, repetiu a careta de "oh, my god! am I the champion?"


Laure Manaudou, a francesa, ganhou 2 títulos mundiais (nos 200 e 400 livres) e mais umas quantas medalhas. Caprichosa, ficou fula com o 2.º nos 800 (apesar de ter batido o recorde da Europa) e com o também 2.º nos 100 costas (apesar de ter batido o seu recorde de França) e ainda se deu ao luxo de ir na banhada na final dos 1500 só para fazer metros.

E o lema do "importante é participar", sempre presente nos Jogos Olímpicos pela atribuição de vagas a nadadores de países com nula expressão na natação, também esteve presente nestes mundiais. Bamba, da Serra Leoa, a nadar nas águas da piscina de Melbourne, teve o azar que atemoriza 10 em cada 10 nadadores: a queda dos óculos em plena prova.



E Ian Thorpe? De que ri?
Há poucos meses tinha anunciado a sua retirada da modalidade.
Nestes mundiais disputados no seu país viu o americano Michael Phelps ultrapassá-lo em número de títulos mundias e roubar-lhe a distinção de "melhor nadador de todos os tempos após Mark Spitz".
Pior.
Notícia do L´Equipe da semana passada informava o mundo de que Thorpe havia sido apanhado no ano passado com valores anormalmente altos de substâncias proibidas.
Nos dias seguintes Thorpe foi visto entre a assistência da piscina, descontraido, falando ao telemóvel, rindo. Deu uma conferência de imprensa afirmando que sempre esteve do lado da luta anti-doping, que nunca foi notificado do que agora o jornal o acusa e que tudo fará para continuar a dar ao mundo a imagem limpa que sempre mostrou.

Apesar das facadas do caso Ian Thorpe, vindas a público nesta altura, parece não existir muitas dúvidas de que estes foram uns dos melhores campeonatos do mundo de sempre.