Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

sexta-feira, maio 02, 2008

Jardel, o dos Grandes

Jardel voltou a Portugal e teve a honra (digo eu) de ser entrevistado no Telejornal. Voltou a assumir que consumiu – até há 2 meses – cocaína e que se sente aliviado por poder partilhar este facto com o mundo.
José Alberto Carvalho fez-lhe boas perguntas – pelo menos foi isso que o Super-Mário lhe disse. Mas foi incapaz de lhe responder sem rodriguinhos às acutilantes questões.
Por exemplo, se usava cocaína em tempo de jogos – Jardel disse que só nos intervalos, nunca no próprio dia ou na véspera, o que parece afastar a hipótese de ter cheirado umas linhas durante os 15 minutos do descanso entre os 45 minutos de cada parte dos jogos;
Quando confrontado com as imagens da célebre conferência de imprensa nos tempos do Sporting em que afirmava não ter condições pescológicas (sic) para jogar mais em Portugal, fez gracinha perguntando “era eu?”, mas foi incapaz de assumir que nessa altura estava drogado – apenas que queria sair – e assim lhe tinham prometido – do Sporting para um clube grande;
Questionado se a ausência de golos e bons jogos se devia ao uso da droga, Jardel disse que não, que essa ausência tinha que ver com o facto de não jogar em grandes clubes. Afirmou ainda que graças a Deus não é nenhum viciado (uhn? não consome há 2 meses ou há 7 anos?). E que por isso está certo de que vai voltar a jogar num clube grande.
O que faz mais impressão nesta história toda é ver um rapaz que foi idolatrado pela massa adepta de 2 dos maiores clubes portugueses transformado actualmente – e já desde há muitos anos – num coitado. Um coitado que, ainda que reconhecendo o seu erro no uso das drogas, persiste em invocar o nome de Deus à toa sem atender que para o fazer deveria pelo menos demonstrar humildade que é devida pelos crentes. Ouvi-lo pedir desculpa aos amigos que não quis ouvir em tempos de depressão (palavras suas) para logo a seguir afirmar que não teve ajuda de ninguém, à excepção da irmã e da actual mulher, é confrangedor. Ouvi-lo dizer que é jogador de clube grande, mesmo aos 34 anos e depois de 6 anos a vaguear por 8 inexpressivos clubes, é de embasbacar perante tanta megalomania.
Boas férias e ide em paz aos teus treininhos.