Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

domingo, março 19, 2006

Cromos

As colecções dos cromos sempre me viciaram. A culpa foi dos papas que se lebravam de fazer as colecções de quase tudo o que havia - lembro de uma de notas do mundo, de casas do mundo, de animaizinhos, de séries de tv que estavam na berra e, claro, dos craques da bola. Isto nos anos 80´. Quando os anos 90´ chegaram fiquei com uma súbita vergonha de confessar que tinha vontade de coleccionar o Leonardo, Bebeto, Batistuta, Klinsmann, etc e tal. Pelos anos 2000´ acrescento à vergonha a falta de idade para tal (se é que esta desculpa da idade vale para coisa alguma).

A verdade é que os cromos da bola, ao permitirem que conheçamos as carinhas larocas, ou não tão larocas assim, dos jogadores, fazem-nos admirar um determinado jogador sem que nunca o tenhamos visto jogar. O cromo do Maldini começou por ser lindo antes mesmo de ser bom de bola. O do Caliguri era lindo mas nunca tive oportunidade de confirmar se era bom de bola. O do Valderrama era... como qualificá-lo? Mas jogava o contrário da sua "qualificação". Já o do Beto Acosta... que grata revelação no relvado de Alvalade, depois de anos a fio com a sua imagem do cromo na memória!
No entanto, o mais exemplar do que acabo de escrever é o caso do Álvaro. Alváro, apenas. O rucinho era o mais bonito dos cromos e na altura pouco importava se equipava de encarnado ou não, se tinha 6 dedos ou não, se conseguia dizer 2 palavras seguidas em bom português ou não. O cromo era lindo. Ainda há poucas semanas o cromo do Álvaro dos anos 80´, a preto e branco e tudo, que um jornal fez por "republicar", pairava sobre a secretária do serviço. Mesmo tendo presente que o Álvaro é hoje o Álvaro Magalhães, nem olhei para o lado e lancei-lhe logo as mãos, ansiosa por chegar a casa e mostrar a cumplicidade de garota à mana. O comentário das duas foi igualmente cúmplice: como pudémos achar-lhe graça?, sem reparar que cromo e pessoa / jogador não representam exactamente o mesmo.

Vem isto a propósito de uma publicação que ou já está no mercado ou em breve aí entrará. Football Heroes é um albúm com ilustrações de 60 selecções nacionais dos vários campeonatos do mundo já realizados. Das mais importantes equipas que lá jogaram até àquelas que o irão fazer no mundial deste ano. As ilustrações são verdadeiras obras de arte, realizadas por artistas que recriaram as figuras do futebol à sua especial visão.

Se os da selecção de Portugal são facilmente reconhecíveis


Já o mesmo não se poderá dizer dos da selecção da Argentina (cuidado, que eles de bébes têm apenas a figura)


A de Zlatan Ibrahimovic está bem artística


E a de Rudi Voller hilariante


A de Michael Ballack parece real


E a de Thiery Henry parece mais o David Trezeguet.

Mas todas elas me deixaram com uma certeza: quando é que este livro vem para venda? Eu quero garantir o meu!