Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

sexta-feira, março 03, 2006

O Grená

Na 4.ª feira passada, frente à Arábia Saudita, foi estreado o novo equipamento da selecção nacional.
Os mais distraídos poderão pensar que é a Albania, a Bélgica, o País de Gales, o Luxemburgo, ou outro qualquer com equipamento do género, que está a jogar. Ideia rapidamente desfeita quando vislumbrarem os dribles estonteantes dos nossos exclusivos tecnicistas lusos jogadores.
Temos, assim, umas meias encarnadas, uns calções encarnados e uma camisola encarnada. A bem dizer, tudo a atirar mais para o grená. E umas tímidas risquinhas verdes no topo das meias e da golinha da camisola.
Esta nova adaptação / recriação das nossas cores vem ao encontro das vozes cada vez mais recorrentes na defesa da “vergonha” que são as cores da nossa bandeira. Que o verde não joga com o vermelho, dizem. Que não podemos andar na rua com estas cores juntas sem que nos acusem de andar a passear a bandeira, atiram. Que deviamos era voltar ao azul e branco tradicional das nossas imensas e gloriosas conquistas do passado, reclamam.
Valha a verdade, estou-me nas tintas para a nossa bandeira, o nosso hino, a nossa pátria. A maior parte dos dias gosto do meu país e pronto. Alguns dias não gosto nada do meu país, mas não tenho vergonha de Portugal. Nem das cores de Portugal. Ao contrário, parece, daqueles que desenharam o equipamento da Nike para o Cristiano Ronaldo e Cia.
Viva, então, o GRENÁ!