Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

quarta-feira, janeiro 03, 2007

2006 Lá Fora

Fora do nosso rectângulozinho, o ano de 2006 foi deles:


Roger Federer (ténis) – o mais dominador atleta de 2006. E o pior (para os adversários) é que já avisou que motivação para 2007 não lhe falta.


Tiger Woods (golfe) – não foi só neste ano de 2006 que foi n.º 1 do mundo. Apenas o (re)confirmou, num ano em que teve de superar a morte do seu pai. 8 vitórias no PGA Tours. Desportivamente, apenas a lamentar a derrota para a Europa na Ryder Cup.


Fernando Alonso (automobilismo) – resolveu repetir o ano de 2005, mas em 2006 superou a pressão e chegou à frente do campeonato mundial disputando-o taco a taco com o melhor piloto da última década (argh! superei traumas antigos e consegui admiti-lo, escrevendo).


Fabio Cannavaro (futebol) – um defesa como melhor futebolista do mundo. Não será inédito mas é raro. Levou a sua Itália a campeã mundial, perdeu o campeonato nacional italiano pela Juventus apenas na secretária e teve o bónus de se ver transferido para o Real Madrid, o clube com o mais rico palmarés do futebol mundial.


Pau Gasol (basquetebol) – o jogador mais decisivo da chegada da Espanha a campeã mundial, ainda que o azar de uma lesão lhe tenha retirado a hipótese de jogar a final decisiva.


Giba (voleibol) – campeão do mundo com o Brasil e eleito pelo Comité Olímpico Brasileiro o melhor atleta do ano.


Liu Xiang (atletismo) – eleito como o emblema de Pequim 2008, o chinoca bateu o recorde mundial dos 110 metros barreiras e com 23 anos apenas já tem 3 das melhores 10 marcas da história naquela prova.