Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

terça-feira, junho 05, 2007

1500 Vozes SPORTINGUÊ

Confesso que me emociono com facilidade.
Hoje, por exemplo, bastou-me ver uma reportagem da SicNotícias com 1500 criancinhas equipadas à Sporting a pisar o relvado de Alvalade. Foi lágrima ao canto do olho num ápice.
Que o Sporting tem a melhor academia já se sabia. Formou e forma grandes jogadores para exportação: Luís Figo, Simão Sabrosa, Hugo Viana, Ricardo Quaresma, Cristiano Ronaldo e, agora, Nani. E ainda lá ficam João Moutinho e Miguel Veloso, sem falar dos que se espera venham a surpreender na época que aí vem.
Mas, mais do que a academia, o interesse da peça foi ver que são efectuadas algumas parcerias com diversas escolas que permitem detectar cada vez mais cedo os talentos em qualquer zona do nosso território. E, depois, num encontro anual (ou coisa do género) trazem os pequenotes para vir conhecer o ambiente do estádio e experimentar vestir as risquinhas verde e brancas. Muitos desses pequenotes, há que dizê-lo com frontalidade, antes de pisarem o nosso relvado até sonhavam com os clubes rivais. Até por isso, esta operação de charme parece ser uma boa estratégia e ver miúdos de 6 / 7 anos a gritar a plenos pulmões SPORTINGUÊ é do melhor que se pode assistir.
No entanto, o outro ponto alto da dita reportagem foi ver quem é o responsável por esta acção. Nem mais nem menos do que Diogo, um jogador da casa, que também passou por promessa, ainda que longe de ter chegado a confirmação (emprestado ao Alverca, lesionado por uns tempos), mas que sempre demonstrou todo o seu sportinguismo e toda a sua inteligência e cultura para além do futebol.
Ou seja, o falhanço de uma completa formação de Simão (como muito bem assumiu Manolo Vidal, formámos excelentemente o jogador mas falhámos rotundamente a formação do homem) não é regra no clube e, a ver pelo caso de Diogo, para além de se formar jogadores parece não ser esquecida a formação dos homens.