Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

quarta-feira, março 19, 2008

Pelas Altitudes Bolivianas


Diego Maradona foi até La Paz jogar com o amigo presidente Evo Morales a 3600 metros de altitude.
Para quem está fora do desporto competitivo há tantos anos, e com tantos problemas de saúde conhecidos, parece que (como sempre) não se saiu nada mal.
Aguentou-se bem e ainda disse que duvidava que Messi ou Kaka tivessem medo de jogar em altitude.
Mas a Fifa tem-no.
Jogos a mais de 2750m só com 1 semana de aclimatização. Jogos a mais de 3000m só com 2 semanas de aclimatização.
Querem saber? Aproveitem e vão conhecer a surpreendente Bolívia:
Aterrem em Santa Cruz (maior cidade e aquela para onde os voos são mais baratos) e comecem a 410m; sigam para Cochabamba a 2570m - eis as únicas 2 cidades das mais importantes do país onde se poderá jogar à bola logo que se chegue.
Mas para não sofrer das tonturas e não se recorrer ao obrigatório chá de coca, há que passar e ficar em Sucre (a capital) a 2790m; passar e ficar em Potosi (cidade histórica das minas da prata) a 3826m; passar, passear e ficar no Salar de Uyuni (o maior do mundo) a 3650m; passar e ficar em Oruro (para ver o carnaval) a 3710m; presenciar um inspirador pôr do sol no Lago Titicaca a 3820m; até chegar finalmente a La Paz (a sede do Governo e a mais importante cidade) a 3640m. Antes, porém, há que passar por El Alto (onde fica o aeroporto) e levar com os seus 4150m.
Tudo isto para, provavelmente, chegarmos à conclusão de que o que nos tira o fôlego são as impressionantes paisagens que nos vão cercando e não as altitudes que temos que suportar para chegar até elas.