Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

segunda-feira, agosto 18, 2008

A Medalha



Vanessa Fernandes é prata em Beijing.
A tão esperada medalha para Portugal chegou por fim.
Só prata, dirá metade do Portugal? Então a Vanessa não era a melhor de todas, a que ganhava tudo?
Confesso que até eu, que tento seguir o desporto o ano todo e não apenas nos grandes eventos, me deixo levar pela cantilena dos nossos excitadíssimos media.
Acontece, fiquei a saber hoje de madrugada, que nunca a Austrália (a maior potência da modalidade) tinha ganho o ouro em 2 edições do Triatlo em Jogos Olímpicos.
Acontece também que Emma Snowsill era a grande favorita, ela que se "esconde" durante o ano nas provas dos Estados Unidos melhor remuneradas do que as da Taça do Mundo onde Vanessa costuma participar.
Acontece, ainda, que nas provas em que participaram juntas, Emma e Vanessa estavam empatadas no número de vitórias para cada uma e estes Jogos seriam como que um tira teimas.



O que se passou hoje foi uma vitória - e ouro - absolutamente categórico para a merecida Emma e para a merecida Austrália. A australiana andou sempre com Vanessa, e com o grupo da frente, na natação e bicicleta, mas assim que colocou os pés no chão para a transição para a corrida nunca mais ninguém a viu. Eis a táctica que Emma e Vanessa habituaram as adversárias. Mas desta vez só Emma consegui colocá-la em prática.



Para Vanessa, disse-o depois, o ritmo na corrida só foi encontrado na 3.ª volta, que é como quem diz, só aí conseguiu reagir (da surpresa do ataque da Emma?), e esta prata sabe a ouro.
Quanto a nós, portugueses, esta prata deve-nos saber a medalha, simplesmente, coisa a que estamos pouco habituados cá no burgo.