Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

sexta-feira, junho 24, 2005

Morangos Com Chantilly


A quinzena de Wimbledon já vai bem lançada e depois de 4 dias ainda não houve chuva, apesar do que se possa ficar com a ideia pela foto. Caso raro por aquelas bandas.
Há quem (jogadores) ame o torneio, há quem o deteste. É a chuva, os buracos na relva, as tradicões um bocado fora de mão dos lordes. Os espanhóis costumam ser mais directos: a relva é para os bois pastarem. Mas não há muito a fazer por quem quer ser efectivamente o n.º 1: tem de se jogar os maiores torneios do mundo. E este é o mais carismático e ponto final.
Em Wimbledon, os ingleses, e não só, podem desenvolver uma das suas actividades favoritas. Não, não é a dos streakers. Mas pode ser tão louca quanto essa - ficar dias (e noites) nas intermináveis filas para ter o prazer de comprar um dos bilhetes que irão todos os dias ser colocados à venda e darão acesso ao mítico All England Lawn Tennis Club. Para poder ver o Tim Henman a falhar uma vez mais a chegada à final, para poder comer os famosos morangos com chantilly, para observar os jogadores a jogarem todos vestidinhos de branco, para poder ouvir e ver in loco os famosos oohh e aahhh com sotaque britânico.
Para os vencedores dos quadros principais do torneio há um bónus suplementar: a atribuição do título de sócio vitalício de um dos mais restritos clubs. Mas, pensando bem, mais restrito do que o clube é mesmo vencer em Wimbledon. Para além das traições da relva ainda têm de levar com os paparazzi ingleses.