Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

quinta-feira, dezembro 15, 2005

Hasta La Vista Pinigol

Apesar de o site do Sporting ainda nada referir a respeito, Mauricio Pinilla já apareceu todo contente nas tvs a embarcar rumo a não sei onde para ir jogar para o Racing de Santander. Quanto é que o Sporting ganha – monetariamente falando – com isso é que não sei. Futebolisticamente falando, e mesmo não tendo a capacidade de prever o futuro, arrisco a dizer que não perde nada.
Factos são factos e ainda que Pinilla diga que não teve oportunidades, aqueles que seguem o futebol sportinguista bem sabem que não é assim. No começo da época passada Pinilla jogou uns quantos minutos. Os suficientes para deixar todos os adeptos desesperados pela sua falta de jeito em colocar a bola na baliza adversária. Quando o fez pela primeira vez, já lá iam decorridos 10 jogos para o campeonato (fora os outros), fê-lo num jogo com 6 golos – quase um para cada membro da Torcida Verde – e correu a comemorá-lo com a claque boavisteira, em plena Alvalade, tal era a concentração que mantinha em campo, que não lhe permitia ver mais nada para além dele.
De marcante teve mais 2 momentos. Importantes e geradores de uma imensa alegria, nenhum sportinguista o negará. São eles os 3 golos em Braga (o homem passou-se, foi certamente possuido por um craque a sério nesse jogo) e o decisivo golo com o Az Alkmaar na primeira mão da semi-final da Uefa. Aliás, este último golo revela o único ponto positivo que Pinilla nos mostrou durante toda a época – a facilidade e a coragem de rematar de qualquer lado. Não seria pouca coisa se o rapaz revelasse o mínimo de jeito para conseguir passar uma bola a um colega ou concluir a mais simples jogada. Mas não. Parece que ao chileno apenas lhe serve o mais complicado.
Complicado, ou mesmo impossível, é também tentar explicar a devoção que a Juve Leo lhe dedicou. Finalmente não mais ouviremos os insuportáveis e inenarráveis, porque sem sentido, cânticos de Pinigol, Pinigol.