Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

sábado, maio 13, 2006

GRUPO B

INGLATERRA
PARAGUAI
TRINDADE & TOBAGO
SUÉCIA

A curiosidade de ver o Mister Eriksô emparelhado uma vez mais no mundial com a sua Suécia natal. Será que para felicidade do sueco mais bife do momento passam novamente os dois?
Prognóstico: Passam Inglaterra e Suécia se o Paraguai deixar.

INGLATERRA
Será a 12.ª presença da Inglaterra em mundiais. Já ganhou o torneio uma vez – no ano de 1966 em que também Portugal obteve a sua melhor classificação.
Treinado por um sueco que tem feito as delícias dos tablóides ingleses, tem um brasileiro carrancudo que quer ocupar o seu lugar. Ficam a perder, pelo menos, os paparazi.
O país que inventou o futebol tem, como não podia deixar de ser, uma série de jogadores míticos e endeusados (tenham nascido na England ou na Great Britain). De muitos desses pouco ou nada vi jogar. Mas ainda fui a tempo de Paul Gascoigne ou de Gary Lineker – um dos jogadores mais correctos que pisaram os relvados, nunca levando sequer um cartão amarelo (como o nosso Tamagnini Nené, um dos poucos encarnados a quem me permito chamar “nosso”).
Dentro dos jogadores que poderão estar presentes no mundial, e dos quais não me canso de gritar pelos seus nomes, estão Rio Ferdinand, Steven Gerrard, Frank Lampard, David Beckham e, esperemos, Michael Owen em luta contra o tempo para recuperar de lesão.

PARAGUAI
O Paraguai chegou aos 8.ºs de final em 1998 e 2002. Vai para a sua 7.ª participação.
Lamentavelmente Roque Santa Cruz corre sérios riscos de ficar de fora do mundial. O mundial perderá, assim, metade da sua piada e o Paraguai só não perderá a piadinha toda porque, em princípio, estará lá Carlos Paredes para nos encantar com a sua música no meio campo.

TRINDADE & TOBAGO
Trindade e Tobago fará a sua estreia em mundiais.
Será que Ato Boldon vai lá estar a apoiar? Com um bocado de sorte ainda é convocado para fazer uns piques de 100 e 200 metros atrás da bola.
A selecção é treinada pelo holandês Leo Beenhakker (um dos que era quase sempre falado para o Sporting quando se abria a “vaga”) e a sua estrela é Dwight Yorke, que jogou uns quantos anos no Manchester United.
Em termos futebolísticos, Portugal apercebeu-se bem cedo do potencial dos jogadores destas ilhas caraibenhas, como o comprova o facto de por cá (Porto a despachar o entulho à Académica) terem jogado Lewis e Latapy – este último talvez ainda faça uma perninha na mundial.

SUÉCIA
A Suécia ostenta no palmarés o vice-campeonato em 1958, jogado em casa. Esta será a sua 11.ª presença.
Sempre foi uma das minhas selecções preferidas pelos bonecos que via nos cromos da bola. Por isso e também por o futebol sueco sempre ter estado próximo de Portugal. Por cá passaram Sven Goran Ericsson e também Maniche, Mats Magnusson, Jonas Thern, Stefan Schwarz. Todos pelo clube do lado errado da segunda circular. Felizmente que hoje já se deixaram desses péssimos hábitos e pude encontrar o Mats o ano passado, bem descontraído, no estádio de Alvalade.
Podemos, pois, apoiar sem mágoa rapazes altos e loiros, ou não tão loiros, como Zlatan Ibrahimovic, Fredrik Ljungberg, Henrik Larsson, Johan Elmander.