Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

sábado, maio 13, 2006

GRUPO A

ALEMANHA
COSTA RICA
POLÓNIA
EQUADOR

O jogo inaugural será Alemanha frente a Costa Rica. Finalmente os germânicos terão aqui a possibilidade de alcançar a sua vingança pessoal após a nunca olvidada derrota de Francisca Van Almsick face a Claudia Poll nos 200 Livres dos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996.
Prognóstico: Passam os vizinhos Alemanha e Polónia.

ALEMANHA
Os alemães foram campeões do mundo já por 3 vezes. Seria o bastante para ficarem contentes, não fosse o mundial ser disputado em sua casa.
Jurgen Klinsmann, o único jogador que me fazia puxar pela Alemanha, tinha decidido exilar-se nos EUA. Mesmo continuando com o seu exílio americano, família feliz, vidinha calma lá pela Flórida, chamaram-no para seleccionador. Felizmente que aceitou e vamos poder ver o loiraço no banco.
Para além do treinador, gostaria que brilhassem Michael Ballack e Kevin Kuranyi – o alemão que nasceu e cresceu no Brasil (sua terra), viveu no Panamá (terra da mãe) e decidiu vir jogar à bola para a Alemanha (terra do pai).
A minha aposta para a baliza, quando todos só têm olhos para as mãos de Oliver Kahn e Jens Lehmann, vai para Timo Hildebrand.

COSTA RICA
A Costa Rica vai para a sua 3.ª participação em mundiais e chegou aos 8.ºs de final em 1990.
País de lindas praias que um dia talvez possa vir a conhecer, vizinha da Nicarágua de Violeta Chamorro e dos sandinistas. Infelizmente não conheço mais nada do país. Apesar de já ser uma presença assídua das fases finais do Mundial, também não consigo avançar com nenhum nome que possa brilhar na Alemanha. Talvez Paulo Wanchope, o melhor marcador de sempre da selecção e que jogou quase uma década em Inglaterra.
Falha I

POLÓNIA
Será a 7.ª presença da Polónia em mundiais, tendo como melhor classificação o 3.º lugar alcançado por duas vezes: em 1974 e em 1982.
Mesmo com uma performance em mundiais melhor do que a de Portugal, não podemos esquecer que foram a única coisinha boa que nos passou pela frente no passado mundial na Coreia, em 2004: a nossa única vitória e jogo decente foi frente ao país do mítico Andrewz Juskowiak.
A estrela do companhia é Jersy Dudek, o guarda-redes que deu o título de campeões europeus ao Liverpool. No mais, só ouvi falar de Marek Saganowski (que felizmente não marcou nenhum golo ao Sporting pelo Guimarães).

EQUADOR
É a segunda participação – e consecutiva – do Equador.
Qualificou-se através do 3.º que obteve na fase preliminar Sul-Americana, deixando para trás Uruguai e Colombia.
Vai tentar que seja desta a passagem da fase inicial.
O jogador de maior nomeada é Agustin Delgado.
Falha II