Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

sexta-feira, maio 05, 2006

Finalmente, o Ténis

O desporto português não pode ser considerado, na sua globalidade, um sucesso em termos internacionais.
No entanto, vão existindo ao longo dos anos alguns atletas (ou equipas) de algumas modalidades que fazem questão de contrariar o acima referido.
O futebol e o atletismo serão os dois desportos mais fortes em Portugal e parecem ser os mais consistentes em termos de resultados e aqueles em que mais depositamos as nossas esperanças.
Em termos de selecções nacionais, o voleibol fez nos últimos anos um brilharete nuns mundiais e o andebol andou lá perto. Do basquetebol nada ouvi falar.
A natação é bem pobrezinha mas lá vai dando umas medalhas internacionais nos juniores.
Mais recentemente apareceu uma atleta no triatlo e um atleta na canoagem.
Existe também a vela, desporto que mais medalhas olímpicas trouxe ao país, tirando o atletismo.
O ciclismo, igualmente com tradição, estreou-se nas medalhas nos últimos jogos olímpicos e temos pelo menos um representante numa das melhores equipas do mundo com possibilidade de se mostrar nas maiores competições.
O judo é que nos tem vindo a habituar mal e à entrada em cena das suas esperanças segue-se a sua confirmação nos grandes eventos.
Agora, quanto ao ténis, nada.
Após a esperança Nuno Marques, já lá vão 20 anos que apareceu, nenhum outro tenista (homem ou mulher) conseguiu qualquer feito de relevo. Nuno Marques incluido. Isso se tirarmos os quartos de final no Estoril Open de João Cunha e Silva, em 1993, e do mesmo Nuno, em 1995.
Daí que seja realmente de registo o que Frederico Gil conseguiu hoje também no Estoril Open: vencer dois jogos no quadro principal e alcançar os quartos de final. Para uma modalidade a viver tão na obscuridade de resultados, quer dos tenistas a título individual, quer na Taça Davis, todas as vitórias são de saudar efusivamente, procurando esquecer que o melhor tenista português da actualidade - Frederico Gil, ele mesmo - ocupa o 246º lugar do ranking.