Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

terça-feira, janeiro 30, 2007

A Jornada que Passou

Nesta última jornada vi, finalmente, um jogo do Sporting neste novo ano. Coisa rara, essa, ter perdido 2 jogos consecutivos - Belenenses e Rio Ave (e ainda um 3.º se juntarmos o do União da Madeira no fim de 2006).
Adiante.

Deste fim de semana retenho 4 momentos:

- A fita à volta da (acertada) expulsão de Ricardo Quaresma por cotovelada, igual, aliás, à de Zé Pedro do Belenenses com o Benfica e à de Nani com o Boavista. A diferença é que este último (e o Sporting) teve muita sorte em ter escapado ao vermelhinho. O árbitro do jogo do Porto esteve ainda melhor fora de campo ao afirmar que quando se ganha é fácil de ter fair-play;

- E por falar em fair-play, a incapacidade de Jesualdo Ferreira em olhar para o Dominguinhos e o cumprimentar decentemente pela vitória do seu U. Leiria no final do jogo com o seu Porto. São seus a mais, não é? Passemos, então, à seguinte;

- A falta de honestidade (temor reverencial?) de Domingos ao dizer que não viu o lance da (correcta) expulsão de Quaresma porque "estava a olhar para baixo". Como? Foi este o mesmo treinador que quando veio a Alvalade perder e bem ainda arranjou umas desculpas com o árbitro? E é ainda o mesmo treinador que a semana passada na Luz ao perder e bem com o Benfica para a taça nos últimos minutos foi também buscar o árbitro? Será esta a maneira mais fácil para o treinador da equipa B do Porto voltar à casa mãe?

- Por último, a inevitável constatação de que, seja com que treinador for, o Sporting teima em desperdiçar as oportunidades para se chegar à frente quando o(s) seu(s) adversário(s) tropeça(m). Um empate no Bessa pode não ser sempre mau. Nas circunstâncias em que ocorreu neste fim de semana foi, arrisco-me a dizer, fatal. Marcar primeiro e menos de 10 minutos depois ver um jogador - Tello - que para lá anda há 6 ou 7 anos a fazer um penalti infantil, em mais um momento de desconcentração absoluta, dói. Mas não chega. Tivémos também de assistir à derradeira barraca de um "goleador" - Alecssandro - a atirar-se não menos infantilmente para a piscina quando já tinha um amarelo visto de uma outra forma ridícula, a provar que o ridículo não tem barreiras neste Sporting de Paulo Bento.
Resta-nos a tranquilidade do 3.º lugar do pódio.