Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

quinta-feira, janeiro 11, 2007

Os Piores Negócios do Calcio

O jornal italiano La Gazzetta dello Sport resolveu fazer um apanhado dos piores negócios da história recente do “calcio”.
E Portugal, estará presente nessa lista?
Está, sim senhor. Com Nuno Gomes, que custou um dinheirão à Fiorentina e conseguiu marcar 2 golitos em uma época e meia.
Mas o nosso Nuninho está bem acompanhado. Se não, vejamos os outros distinguidos:
Rivaldo, que veio directamente do Barcelona para o Ac Milan para ser o mais bem pago de todo o plantel. Esteve por lá 18 mesitos, mais a ver jogar do que propriamente a chutar ele a bola.
Ariel Ortega, que segundo o jornal italiano despertou sonhos desmedidos nos tifosi da Sampdoria e do Parma e só lhes trouxe foi frustrações (mal sabia ele(s) que o pior estava para vir, agora que causa frustrações ainda maiores nos seus admiradores – na qual me incluo – quando parece querer trocar a bola pelo álcool).
E que dizer de Robbie Keane? Talvez puxar pela memória e afirmar categoricamente “não, o bife nunca foi comprado pelo Inter por 19 milhões de Euros para passar apenas 6 meses em Milão!”.
Mas quem bate o recorde das verbas absolutamente desajustadas para o tempo / proveito que passou / deu ao clube é Gaizka Mendieta: a Lazio comprou-o ao Valência por cerca de 45 milhões de Euros e quase que não o utilizou!!!
Mas neste ranking dos piores cabem ainda alguns jogadores italianos, com António Cassano à cabeça, barrete que o Bari enfiou à Roma por 50 milhões de Euros e que a Roma fez o favor de passar ao Real de Madrid. O próprio negócio de Fábio Cannavaro (o melhor de 2006 para a FIFA) do Parma para o Inter também está na lista, uma vez que este último o mandou para a Juventus por troca com Carini (quem?).
Para finalizar, Gianluigi Lentini, 22 milhões em 1992 do Torino para o Ac Milan (o jogador, teve, no entanto, o azar de ter sofrido um grave desastre de automóvel logo no seu 2.º ano no clube). Mas, aqui, será que as tifosi do Ac Milan, e do futebol em geral, concordarão que foi um mau negócio?