Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

domingo, maio 15, 2005

O Acaso e o Labreca

SLB 1X0 SCP
"O Jogo do Título"
Se tivesse escrito ontem, com a água pelo joelho, é claro, ter-me-ia arrependido.
Depois de ter exprimentado um momento de nervosismo quase extremo com o AZ X Sporting, na meia final da Taça Uefa, ontem vivi um momento de descontrolo emocional e um sentimento de injustiça profundo. Hoje vejo que tenho mais do que pensar e irritar do que por um jogo de futebol. Mesmo que o Sporting esteja lá metido ao barulho.
Mais calma, a minha visão do jogo é a seguinte: nenhuma das equipas entrou para ganhar; a diferença é que o Benfica jogava em casa e só lhe interessava a vitória; o Sporting jogava no campo do rival de sempre e, dos três resultados possíveis, interessavam-lhe dois. Oportunidades repartidas, duas do Benfica mais flagrantes e, curiosamente, resultantes de jogadas de contra-ataque.
Dei por mim a 20 minutos do fim, com o Sporting a controlar na calma, e com um empate a zero no marcador, a pensar: o que é que os adeptos do Benfica estarão a sentir com este joguinho desgarrado, sem cabeça e sem coração, da sua equipa? Quando é que entra o Mantorras? Entrou a 10 minutos do fim (1.ª substituição do Benfica), não marcou, não teve tempo para correr nem para criar nenhuma jogada de perigo. Não foi preciso. Desta vez outra coisa cairia do céu.
A sete minutos do fim, o Sporting controlava o jogo bem no meio campo do Benfica quando, de um lance que parecia não oferecer perigo nenhum, surge um livre naquele local em que, contra o Sporting, metade das vezes dá golo. Quis acreditar que houve falta do Luisão sobre o Ricardo. Não sei se houve toque ou não. O certo é que não parece aceitável que, mesmo sendo o Luisão um gigante, o jogador do Benfica possa chegar mais alto com a cabeça onde o Ricardo chega com as mãos.
Há guarda-redes que valem pontos. A 2.ª circular esteve desde sempre habituada a esses, tanto de um lado como do outro: Bento e Damas, Preud-Homme e Schmeichel. Se Ricardo vale pontos (e não nego que jogos houve em que fez defesas brilhantes a bolas que pareciam só ir parar no fundo das redes) também não é menos verdade que tirou pontos demais à sua própria equipa. Enfim... terá cumprido o sonho de dar um título ao seu Benfica.
Será que estou a ser mázinha? Não me interessa, não gosto dele, nunca gostei, e a minha esperança é que possa fazer um jogão na final da Taça Uefa: para ver o Sporting vencedor e para ver se há algum clube que o leve de vez.

Labrecada