Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

quinta-feira, outubro 20, 2005

A Sorte de Felipão

Dizem que Luiz Felipe Scolari nasceu com o “traseiro” virado para a lua.
E eu acredito.
Durante a qualificação com o Brasil para o Mundial de 2002, entrou numa série de polémicas com alguns jogadores, o mais falado dos quais Romário, e realizou das piores exibições e resultados do Brasil em todos os tempos. No fim, e apesar do sofrimento, é óbvio que conseguiu a qualificação. No Mundial, propriamente dito, não deslumbrou, viu-se protegido contra a Turquia e, na final com a Alemanha, do que me lembro é dos calculistas gêrmanicos fazerem o papel dos brinca-na-areia brasileiros. Contra todas as expectativas, a Alemanha entrou disposta a jogar para ganhar e o Brasil disposto a esperar para ver. Viu-se o frango do Kahn, guarda-redes alemão, e a Taça ser levantada pelo Brasil.
Com Portugal, dispensado de disputar a qualificação para o Euro que seria jogado em casa, Felipão seguiu a mesma cartilha. Embirrou com Vitor Baia, escolhido para fazer de Romário português, teve uns arrufos com Maniche e Fernando Meira, posteriormente desculpados. E fez joguinhos particulares medíocres, apesar de ter levado Portugal a ganhar ao Brasil. No Euro, propriamente dito, estreou a equipa que vinha utilizando há uns 2 anos para, logo após a derrota na estreia, a virar de cabeça para baixo e dar razão a alguns dos seus críticos. Inédito. Mas a tempo de levar Portugal à final com momentos inspirados dos seus jogadores e golos caídos do céu.
Vem isto a propósito da dita sorte que Scolari tem com os resultados que obtém. Não digo que não trabalha para isso.
Mas agora... Então não é que a nova polémica dos guarda-redes 2.ª escolha nos clubes mas 1.ª na selecção teve um fim abrupto e inesperado, também caidinho do céu?
Moreira foi operado e parece que ficará 6 meses fora.
Nélson lesionou-se novamente e não se sabe muito bem quando volta.
Caminho aberto, pois, para os seus suplentes nos clubes.
Luiz Felipe Scolari bem que já tinha avisado que os seus convocados para o Mundial seriam Ricardo e Quim.
É um visionário sortudo este nosso seleccionador.