Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

terça-feira, janeiro 24, 2006

Os "Jovens" e "Inexperientes"

Os mais simplistas parecem ter encontrado uma razão para o péssimo futebol do Sporting. Há quem diga que a irregularidade das exibições se deve à excessiva juventude e inexperiência dos seus jogadores.
Dois mitos que não passam disso mesmo.
O primeiro, a irregularidade, não existe na verdade. O Sporting há muito nos habituou a não ganhar dois jogos seguidos e apenas passará a ser irregular quando conseguir ganhá-los ou conseguir jogar futebol em dois jogos consecutivos. Aí sim, sairá da sua regularidade.
O segundo mito, o da juventude e inexperiência dos seus jogadores, não existe igualmente. Veja-se as idades de cada um dos que foram titulares no último jogo:
Ricardo (29), Abel (27), Tonel (25), Polga (26), Caneira (26), Custódio (22), Carlos Martins (23), João Moutinho (19), Romagnoli (24), Sá Pinto (33) e Liedson (28).
A média é de 25 anos. Não é por aqui, portanto.
Serão então inexperientes? Tirando Ricardo, Polga, Caneira, Sá Pinto, todos com umas quantas internacionalizações, mais Custódio e João Moutinho, igualmente internacionais e que já passaram por um campeonato disputado até à última jornada e por uma final europeia, mais Liedson que tem experiência suficiente em resolver, quer jogos quer férias, restam-nos Abel e Tonel, Carlos Martins e Romagnoli. Os dois primeiros têm umas quantas épocas de I Liga. Carlos Martins há muito que está no clube e, apesar de não jogar com tanta frequência como se esperaria, também não pode ser acusado de falta de experiência.
Sobrou Romagnoli!
Será ele, que apenas fez 3 jogos em Portugal, que carrega com o peso da inexperiência?