Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

terça-feira, janeiro 10, 2006

17.ª Jornada - Sp.Braga 3X2 Sporting

À entrada para a última jornada da primeira volta, o Sporting estava obrigado a vencer e na lembrança estava ainda a convincente vitória (e exibição) sobre o Rio Ave.
Olhando para a primeira parte do jogo de Braga, sábado passado, rapidamente nos recordámos de que isso tinha sido no longínquo ano de 2005.
Num piscar de olhos nos vimos a perder por dois a zero, perdidos no relvado, sem ponta de garra, imaginação e esperança de dar a volta ao marcador.
Triste começo de ano.
Sem surpresa, se atentarmos à forma como o nosso plantel tem sido gerido, donde resultou a quantidade residual de jogadores disponíveis para este jogo: às "normais" lesões (Beto, André Marques e Luís Loureiro), somaram-se os já também normais castigos pós-férias no sol do Brasiu (Polga e Deivid), o castigo por acumulação de cartões (Ricardo Sá Pinto), a burocracia na vinda de papéis (Romagnoli) mais, finalmente, as incontáveis dispensas de meio de época de jogadores.
Um dos dispensados brilhou com a camisola do Sporting, mas de Braga - Wender tinha feito 8 jogos a suplente no Sporting, sem marcar qualquer golo; esperou para voltar ao Sporting vermelho para num jogo a titular marcar 2 golos. Nada que não fosse previsível. Seria demais pedir à SAD que num próximo negócio olhasse, pelo menos sorrateiramente, para o calendário? Evitava-se, assim, este ganho psicológico do adversário antes de se entrar em campo.
Com tantas ausências, para além do ex-júnior Nani a titular, o banco tinha ainda Semedo e mais três júniores. Dois deles fizeram a sua estreia (Tomané - nome do craque que jogava entre as ervas e as árvores atrás do meu prédio - e David Caiado).
Voltando ao jogo propriamente dito, a primeira parte foi má demais, relembrando velhos temores. A segunda parecia ir pelo mesmo caminho até que Liedson marcou dois golos também num piscar de olhos. Seria injusto até àquela altura mas o certo é que o Sporting moralizou, começou a jogar bem e criou mais 2 ou 3 oportunidades flagrantes para passar para a frente. O Braga estava, então, perdido. No entanto... mais uma vez num piscar de olho o Braga ganha um canto e a nossa defesa lembra-se que já desde o ano passado que não andava aos papéis. Vai daí... Toca de aparvalharem todos ao mesmo tempo. Caneira, o ex-rescindido, incluído.
Resumo: no fim da primeira volta o Sporting está a 10 pontos do Porto e a 4 do Benfica. Está bonito, está!