Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

sábado, maio 13, 2006

GRUPO C

ARGENTINA
COSTA DO MARFIM
SÉRVIA & MONTENEGRO
HOLANDA

Este é o denominado “grupo da morte”. Como curiosidade, à Argentina saiu-lhe novamente a fava, depois de ter sido trágica e inesperadamente corrida na primeira fase do último mundial.
Prognóstico: Só no fim.

ARGENTINA
A Argentina já foi campeão do mundo por duas vezes, em 1978 e em 1986, e um daqueles países que estão sempre nos lugares cimeiros das bolsas de apostas. Será a sua 14.ª presença no torneio.
Diego Maradona, ídolo máximo não só do futebol argentino mas também de todo um país, é uma das excepções e diz que Argentina não será uma das favoritas. Prefere relembrar o desastre do último mundial. Ou estará a sacudir a pressão?
Quanto a mim, aqui faço papel de tontinha. Pode nós termos uma selecção preferida que não a do nosso país? A questão é que desde pequena, e excepção ao México 86, me habituei a comprar as cadernetas do mundial e não via lá Portugal. Tinha por isso de escolher outro país por quem puxar. A Argentina foi a escolhida.
Depois de Maradona (o melhor jogador do mundo), Goycochea (o guarda-redes mais bonito do mundo), Batistuta (o jogador com mais pinta do mundo), Ortega (o burrito mais querido do mundo), Redondo (o cabelo mais rídiculo e, ao mesmo tempo, charmoso do mundo), restam-nos ainda Javier “El Puppi” Zanetti, Roman “Romi” Riquelme, Esteban “El Cuchu” Cambiasso, Pablo “El Payaso” ou “El Cai” Aimar, Hernan “Valdanito” Crespo, Javier “El Conejo” Saviola, Fernando “El Torito” Cavenaghi ” e Mário Santana (do qual não sei o “apodo”).
Após o desastroso mundial de 2002 pelo oriente, cuja diferença horária para Portugal que me fez começar as manhãs a chorar baba e ranho pela eliminação da Argentina, os das pampas dificilmente farão um torneio pior. A questão é que com o seu historial não basta à Argentina passar a primeira fase. Queremos a vitória, ou o vice, caso a disputa seja com Portugal.

COSTA DO MARFIM
A estreia em Mundiais.
A qualificação foi sofrida. Ou ia a Costa do Marfim ou ia os Camarões. O que é que era pior? Didier Drogba de fora ou Samuel Eto de fora? Calhou à equipa comandada por Artur Jorge ficar a ver o resto do pessoal pela televisão.
Das equipas africanas nunca se sabe muito bem o que esperar, mas da Costa do Marfim espera-se que seja uma surpresa pela positiva e provoque, pelo menos, muitos calafrios nas equipas de maior nomeada.

SÉRVIA E MONTENEGRO
Outra estreia em mundiais, mas apenas com esta designação, pois a Jugoslávia sempre foi um cliente assíduo do torneio.
A estrela da equipa é Matias Kezman, aquele que o Benfica queria comprar mas que fugiu para o Atlético Madrid.
Espera-se ver muitos adeptos sérvios, apoiando patrioticamente, como de costume, o seu país.

HOLANDA
A Holanda estará presente pela 8.ª vez nuns mundiais. Foi vice-campeã por 2 vezes, em 1974 e em 1978.
Encantou e segue encantando com o seu futebol, principalmente desde que um certo miúdo que vivia no estádio do Ajax se tornou num dos ídolos maiores do futebol mundial, Johan Cruyff de seu nome.
A Holanda sempre criou teve essa capacidade de criar carismáticas figuras. Outra delas é o infortunado Marco Van Basten, que viu a sua carreira acabar muito antes do tempo devido por causa de uma lesão. Hoje Van Basten é o treinador e liderará, entre outros, Philip “narigão” Cocu (que já anunciou que deixará a selecção após o mundial), Rudd Van Nistelrooy, Arjen Robben e Edwin Van der Sar
È uma das favoritas para vencer qualquer mundial, quer no que diz respeito ao bom jogo que costuma jogar, quer na simpatia que produz entre os diversos adeptos.