Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

quinta-feira, junho 22, 2006

Cantinho do Mundial - Dia 13

Grupo D
Portugal 2x1 México

Olé!

O México entrou a "matar" com os seus hinchas a dar olés, como tinham feito com Angola. Correu mal. Em contra-ataque Maniche fez o 1.º para Portugal, logo aos 6 minutos. Os mexicanos acusaram o toque. Pior ainda quando, aos 24 minutos, o seu capitão e estrela da companhia, Rafael Marquez, resolve de forma amadora colocar a mão na bola dentro da área. Penálti marcado por Simão (há sapos e riscos que têm de ser engolidos e corridos quando se vê Portugal jogar) e 2x0 para nós. Um pouquinho depois, aos 29 minutos, Fonseca (melhor em campo para a Fifa) reduz para o México. Golo em consequência de canto, com a bola a entrar ao 2.º poste onde num raio de uns 5 metros se encontravam apenas 2 mexicanos e 0 portugueses. O tipo de golo que se viu muitas vezes no começo da época lá para os lados de Alvalade. Sem culpas para Ricardo, no entanto.
Na 2.ª parte assistiu-se a um péssimo jogo por parte de Portugal. Apesar de ter ficado a última meia hora a jogar com mais um, por expulsão de Perez. Vimos os mexicanos serem mais perigosos, falharem um penálti por Bravo. Este esteve particularmente desastrado e falharia uma mão cheia de "golos quase feitos". Alívio para Portugal e com isso conseguimos 3 vitórias em 3 jogos, à semelhança do que aconteceu no mundial de 66 (mas aí frente equipas bem mais poderosas).

Irão 1x1 Angola
Jogo sem muito interesse entre os últimos do grupo. Matematicamente Angola ainda tinha possibilidades de chegar à fase seguinte. Mas era preciso fazer muitas contas, bem ao jeito (antigo?) português. Não deu. Boa prestação, no entanto, daquela que era considerada a mais fraca selecção em prova, a par de Trindade & Tobago e Togo. 2 pontos conquistados em 2 empates e 1 derrota. E 1 golo marcado.
Se for correcta a notícia do Expresso de há 2 ou 3 semanas, Flávio, o autor do golo, vai ganhar como prémio do governo um apartamento, em Luanda, presumo.

Grupo C
Holanda 0x0 Argentina

Quando se viu o sorteio para os grupos pensou-se que este seria "O Jogo" das eliminatórias por estar no "grupo da morte". Erro. Ambas as selecções chegaram ao derradeiro jogo do grupo já qualificadas e não estiveram para muitas canseiras. Fizeram algumas alterações, poupando alguns titulares, e deixaram o jogo rolar. O nulo é, pois, acertado. Pena para os espectadores e amantes do futebol que da Holanda e da Argentina esperam sempre o céu e as estrelas.
A Argentina terminou em 1.º no grupo e irá jogar com o México, treinado por Lavolpe, um argentino. À Holanda irá tocar-lhe Portugal.
No próximo fim de semana Philip Cocu vai jogar pela Argentina ou pela Holanda?

Costa do Marfim 3x2 Sérvia & Montenegro
Os "elefantes" da Costa do Marfim estiveram a perder por 2x0 e conseguiram dar a volta por completo ao marcador. Só por isso esta vitória já seria histórica. Mas tem mais: foi a 1.ª em mundiais (no qual se estreavam). E mesmo sem poder contar com o seu craque de serviço, Didier Drogba, castigado. Para os sérvios foi um mundial (também em estreia) para esquecer - 10 golos sofridos e 3 derrotas em 3 jogos.
Sem surpresas, correu tudo dentro da normalidade e foram as 2 selecções mais cedo para casa.
Podem ter sido o saco de pancada do mundial, mas para as mascotes serão dos mais simpáticos. Igor Duljaj protege a criancinha da chuva.