Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

sábado, junho 24, 2006

Cantinho do Mundial - Dia 15

Grupo H
Arábia Saudita 0x1 Espanha

Os sauditas nem com as milionárias promessas dos seus sheiks conseguiram uma vitória. Os espanhóis, por seu lado, não se limitaram a fazer descansar os amarelados. Não. Entraram exactamente com 11 jogadores diferentes daqueles que tinham sido titulares nos primeiros 2 jogos. Daí que seja muito fácil – e compreensível – dizer que fizeram um péssimo jogo, principalmente na 2.ª parte, em que os sauditas mereciam ter marcado um golo. Mas tão ingénuos eles foram... E individualmente atabalhoados, porque colectivamente mostraram que sabiam sair para o ataque. Quanto a Espanha, a sua história no grupo fica feita: 3 vitórias em 3 jogos.

Ucrânia 1x0 Tunísia
Os ucranianos, depois do mau começo no mundial, lá conseguiram alcançar a qualificação para a próxima fase. Marcaram por Shevchenko através de penálti duvidoso. E estiveram toda a 2.ª parte a jogar com mais um jogador. Nem assim conseguiram criar muito perigo e voltaram a não jogar bem. Os tunisinos, esses, ficaram pelo caminho.


Grupo G
Togo 0x2 França

Para dependerem apenas deles próprios e passarem à fase seguinte, os franceses sabiam que tinham de ganhar por, pelo menos, 2 golos. O seu treinador lá se decidiu a entrar com 3 atacantes - Henry, Trezeguet e Ribery. No entanto, os golos só apareceram na 2.ª parte, depois de falharem 2 mãos cheias de golos. Marcaram Vieira e Henry, os capitães da noite. Esta foi a 1.ª vitória de França em mundiais depois de 1998, quando foram campeões. Agora irão jogar com os espanhóis, num jogo que se prevê no mínimo interessante e escaldante.

Suiça 2x0 Coreia
Os suiços estavam descansados pois um empate seria suficiente para seguir adiante. Aos coreanos talvez não. Daí que tenham jogado ambos para ganhar. Mas os golos surgiram só para os suiços, por Senderos e Frei. Com o 1.º lugar no grupo evitaram encontrar-se com os espanhóis e vão antes jogar com os ucranianos. Os coreanos é que vão para casa sem conseguirem repetir o excelente 4.º lugar do mundial anterior.
Senderos tem cara de mau e de fulano que não quebra nunca. Confima-se que é assim: marcou o 1.º golo, cabeceando a bola e, acto imediato, a cara do coreano. Ficou com a testa a esvair-se em sangue mas isso parecia não ser nada com ele e saiu esbaforido a comemorar o golo como se estivesse inteirinho.