Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

terça-feira, junho 27, 2006

Cantinho do Mundial - Dia 18 – 8.ºs Final

Itália 1x0 Austrália

Jogo ideal para as apostas. Quem apostou na vitória (imprevista) da Austrália pensou, com toda a legitimidade, que iria ficar rico. Mas isso foi só até chegar os 92:52. O árbitro tinha dado 3 minutos de descontos, pensava-se que o jogo iria para prolongamento. Não foi porque o senhor do apito viu uma falta para penálti nesse preciso segundo. Ou melhor, só ele viu. Então aqui a menina entrou num dilema. Torcia pela Austrália mas não poderia torcer para que um dos meus jogadores preferidos, Francesco Totti, por acaso italiano, falhasse aquela ocasião para qualificar a sua selecção para a fase seguinte. Mas não falhando, como não falhou, o que sentir por uma Austrália que dominou toda a 2.ª parte e esteve sempre mais perto de marcar do que os italianos? Não consigo imaginar pior injustiça e castigo para uma equipa do que esta trágica decisão do árbitro. Porque errada. O que se viu depois? Os australianos conformados – o jogo terminou ali, a bola já nem foi ao centro para a partida ser retomada – sem reclamarem, sem expressarem por gestos ou palavras a sua revolta. Como seria se fossem os portugueses na sua pele, com inteira razão para lamentar da sua sorte e do erro do que apita?
Agora a outra parte da história, para que esta não fique mal contada ou contada pela metade. A Itália dominou toda a 1.ª parte e só não marcou por puro azar, incompetência e atabalhoamento. 5 minutos depois de a 2.ª parte ter tido o seu início, Materazzi foi expulso – vermelho directo – num lance em que nem sequer falta cometeu (acertou antes na perna do seu colega italiano que corria juntamente com o australiano). Após esta errada decisão do árbitro a Austrália passou a dominar o jogo e a Itália perdeu-se e o único remate que conseguiu na 2.ª parte foi o do penálti.
Com o penálti no último suspiro da partida a Itália reforça a sua fama de selecção (tal como os seus clubes) com mais paia no universo, onde o golo há-de sempre cair-lhes do céu.

Suiça 0x0 Ucrânia (0x3 após marcação de penáltis)
Num dos piores jogos do mundial, com 0 golos marcados em 120 minutos e praticamente nenhumas situações para os concretizar, Suiça e Ucrânia foram para o desempate por grandes penalidades. Nem aí a Suiça conseguiu meter qualquer bola dentro da baliza, mesmo tendo 3 chances para tal. Os ucranianos começaram por falhar o 1.º penálti, pela estrela e capitão Shevchenko, mas depois não mais falharam.
Curioso que a Suiça tenha sido corrida do mundial sem que tenha sofrido qualquer golo. Se não é inédito andará lá perto.
A Ucrânia agora irá apanhar com a Itália nos 4.ºs de final. Acontece que aqui a sorte que acompanhou ambas nos 8.ºs de final só poderá continuar com uma das selecções. Comecem a acender as velinhas.
O guarda-redes ucraniano foi o herói da noite ao defender 2 penáltis e ver a bola bater na trave num outro