Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

quinta-feira, julho 27, 2006

Justiça à Italiana

Aqui há uns dias, todos os que em Portugal aliam o gosto pelo desporto com o gosto pela justiça desportiva, louvavam a justiça italiana. Por ter sido célere e por não olhar aos nomes dos prevaricadores. O maior e mais acarinhado clube do país (Juventus) estava envolvido em casos de corrupção e estes títulos não lhe serviram, então, como garante para uma sentença que a despromovia para a Série B, com uma penalização de 30 pontos (o que contribuia em grande para que, face a essa desvantagem pontual à partida, lá permanecesse por pelo menos 2 anos). A acompanhar a Juventus para a Série B iriam a Fiorentina (repetente em descidas administrativas) e a Lázio, também com pontos de penalização à partida para o campeonato. O Ac Milan manter-se-ia na Série A com menos 17 pontos (confesso que não estou muito a par das causas do julgamento mas que não consigo deixar de ver dedinho do ex-primeiro ministro e presidente do Milan, Silvio Berlusconi, nesta “discriminação”) mas não poderia jogar a Liga dos Campeões.
Anteontem, em sede de recurso, tudo mudou. As penalizações pontuais continuam atribuidas aos clubes prevaricadores, mas diminuiram sobre-maneira. Assim, a Juventus passou a ser a única despromovida à Série B, começando com “apenas” 17 pontos de penalização. A Fiorentina (ainda bem!) e a Lázio ficam na Série A, com 19 e 11 pontos de atraso, respectivamente. Quanto ao Ac Milan, poderá jogar na Liga dos Campeões, começando na pré-eliminatória, e viu reduzidos os pontos de penalização no campeonato para 8 pontos.
Também os dirigentes e o árbitro envolvido viram as suas penas reduzidas, muitas delas para apenas meses de suspensão da actividade desportiva.
Bem sei que é para isso que os recursos servem, e que o “Apito Dourado” parece, a esta distância, ter sido apenas um filme antigo de série C, mas será que poderemos continuar a afirmar com a mesma confiança e admiração de que lá fora é que as coisas funcionam?