Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

quarta-feira, novembro 22, 2006

Thorpedo em Seco


Trials australianos para os Jogos Olímpicos de Atenas 2004. O campeão olímpico em título dos 400 livres, Ian Thorpe, vai tentar uma das 2 vagas para a sua prova. Só um azar tremendo seria capaz de o afastar de alcançar a vaga. E ele acontece: Thorpe cai na água. Não salta, cai desamparado. Falsa partida dá direito a desqualificação o que, neste caso, dava ainda direito ao "bónus" de afastamento da possibilidade de defesa do título olímpico. E mais outro "bónus": comoção no povo australiano pelo azar do seu maior desportista.
Resultado? Craig Stevens, o dono da 2.ª vaga nos 400 livres (e já com participação olímpica assegurada para os 1500 livres), acabou por ceder o seu lugar ao herói australiano, depois de muita pressão dos media e de vários quadrantes da sociedade aussie - desportiva e até do primeiro ministro!
Este episódio ilusta bem a projecção alcançada por Ian Thorpe, nadador, nascido em 13 de Outubro de 1982, e que a 21 de Novembro de 2006, aos 24 anos, anunciou a sua retirada da natação profissional.



O Sydney Morning Herald titulava ontem:
“2.53pm: the time we lost Thorpe”
Um dos heróis do desporto australiano (que estranho um nadador poder fazer capas de jornais e poder ser considerado um dos maiores de um país…) escolheu esta hora para decidir parar de nadar profissionalmente. Não foi a hora em que o anunciou ao mundo (a tarde do dia 21 de Novembro); foi a hora que decidiu fixar para este final – 2.53 do passado domingo.
Nada de mais.
Afinal, tudo na carreira de Ian Thorpe parece ter sido programado. O tudo é o seu início na natação, “fabricado para ser campeão”, especialmente para ganhar títulos olímpicos nos Jogos em casa, Sydney 2000, foi um prodígio desde cedo. O que certamente não se previu foi este final antecipado, uma vez que Thorpe tem apenas 24 anos. E não se previu também que sofrer dói e que a dor tira a piada da coisa, neste caso das braçadas e das pernadas. Thorpe, supostamente assolado por lesões nos últimos anos, chegou à conclusão que a natação já não era o mais importante para a sua vida e que precisava de provar outras coisas para além da natação.
A notícia do abandono de um dos 2 maiores nadadores da actualidade (o outro é o americano Michael Phelps), 1 dos maiores de todos os tempos, o maior nadador australiano de sempre e o maior desportista australiano da actualidade, deixou os seus compatriotas divididos. Se há aqueles que se mostram agradecidos pelos feitos de Thorpe e compreendem a sua decisão, outros há que a criticam, não entendendo qual o motivo para um jovem que é pago a peso de ouro para nadar decidir dar um fim nessa vida. Pois… experimentem levantar-se todos os dias às 5 / 6 da manhã, deixar a água das piscinas lá para as 21 horas, viver o resto do dia em exercícios de musculação, ganhar tudo o que há para ganhar, incluindo o reconhecimento público do mundo. Motivação, precisa-se.
Diz-se que a Thorpe o espera agora uma carreira de actor em Hollywood ou de apresentador de programas de televisão ou um lugar como embaixador da ONU ou a faculdade de medicina. Ou talvez uma carreira política, uma vez que parece que os partidos mostraram já vontade de obter os seus serviços. Uhm! Além de carismático o rapaz é versátil!
Ian Thorpe já dava nas vistas na natação australiana mas mostrou-se definitivamente ao mundo ao tornar-se o mais jovem nadador de sempre a ganhar um título mundial – os 400 livres nos Campeonatos Mundiais de Perth 1998, com apenas 15 anos. Já antes, com 14 anos, havia sido o mais novo nadador a representar a Austrália.
Nos Campeonatos Mundiais de Fukuoka 2001 tornou-se o único nadador a conquistar 6 títulos num só campeonato. Talvez venha dai a sua extrema popularidade na Ásia, em particular no Japão.
Ganhou 5 medalhas de ouro em Jogos Olímpicos – outro máximo no que ao seu país diz respeito – 3 nos JO de Sydney 2000 e 2 nos JO de Atenas 2004, nas quais se incluem o bis nos 400 livres, a sua distância. A estas devem ser acrescentadas mais 3 medalhas de prata (2 em Sydney e 1 em Atenas) e 1 medalha de bronze (em Atenas, nos 100 livres, longe de ser a distância mais favorável para Thorpe, que demostrou uma coragem enorme para disputar esta prova no maior evento desportivo do planeta).

O sucesso de Thorpe é atribuído a um talento natural, certamente. E a um físico natural, também, mas fora do comum. À nascença Thorpe media uns gigantescos 57,5 cm. Hoje mede 1,96 cm. Uma enorme vantagem, a que acresce o seu famoso “pé de basquetebolista”. A sua técnica de crawl foi apelidada de “superior” e “extraordinária” pela revista “Swimmming World” , mas é na sua pernada que estará o seu ponto mais forte – consegue realizar um batimento de cerca de 8 ou até 10 pernadas por 2 braçadas, quando a maioria dos nadadores faz apenas 6.
No entanto, as pernadas e braçadas e a vida na água apenas continuará no mar ou, eventualmente, numa piscina de ondas: Ian Thorpe já afirmou que agora pretende dedicar mais tempo ao surf. Se assim é, good waves, Thorpie!