Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

domingo, dezembro 03, 2006

12.ª Jornada - Sporting 0x2 Benfica

Ainda o jogo não tinha começado e já a minha estadia no estádio estava a correr mal. Uma turba de lampiões nos lugares atrás de mim? Oh, não! Onde é que eu já vi este filme? Lembrei. No Sporting x Benfica de há 3 anos tinha os tontos dos "Anjos" ali mesmo naquele lugar. E com o Gençlerbirliği tinha um montão de turcas a gritar esbaforidas coisas imperceptíveis (e logo por 3 vezes).
Nesses citados e malfadados jogos o Eng.º Nando Santos era o líder do banco da minha equipa, bem lá em baixo. Desta vez mudou-se um pouco mais para o lado esquerdo e estava a liderar a outra equipa. O que não mudou foi o "péssimo" ambiente nas minhas costas: logo aos 2 minutos já tinha uma esganiçada a sacar um longo gritinho bem nos meus ouvidos. Passados mais umas dezenas de minutos mais um gritinho. E mais uns quantos por cada golo iminente dos lampiões. E olhem que foram uns quantos, pelo menos 2 só na 1.ª parte, para ser mais precisa.
Quanto ao Sporting... Os adeptos (eu incluida, que me deixo envolver facilmente pelo ambiente) não gritaram uma vez que fosse pelo clube antes do jogo começar. Em compensação fizeram questão de lembrar o nome do adversário bem alto, ainda que acompanhado do asneiredo à mistura. Foi pena, pois durante o jogo não tivemos oportunidade de gritar pelo nosso Sporting, tal era a apatia e a péssima imagem que os nossos "rapazes" demonstravam. O nome do adversário pela "nossa" boca é que continuava bem audível. Ah! Que importância que eles têm!
Já deve ter dado para reparar que (ainda) estou com uma azia imensa àquela noite.
O problema é que já vão sendo muitos os joguinhos medíocres que a minha equipa vem fazendo ao longo das semanas, com a diferença de que antes ia ganhando, com um golinho aqui, mais um golinho na próxima semana, uns auto-golos aqui, um livre com a colaboração do guarda-redes adversário acolá, um livre bomba surgido dos pés de um novato que pouco chuta a bola oficialmente...
Vinha dando para entreter.
Mas com o rival?
Como pode uma equipa que tem demonstrado tanto sangue frio e calculismo não ter tido a mínima reacção nos 88m que faltavam depois do golo madrugador do mais detestável clube que já entrou naquele estádio?
Como pode o treinador mais elevado pelos nossos media ter colocado a jogar de início Romagnoli e Bueno, 2 jogadores que têm tido inúmeras oportunidades para mostrar o que (não) valem (mais o uruguaio)? Que raio de justiça é esta para com os demais jogadores ao serem preteridos pelas nódoas logo no principal jogo da época?
Vale tudo em nome da tão bem afamada (por alguns) rotatividade? Não valerá mais criar automatismos de jogo colectivo que a equipa vem demonstrando não ter?
Para além dos 2 golos do Benfica, a piada da noite foi ver a saída em falso de Ricardo logo no 1.º minuto e o seu péssimo enquadramento com a sua baliza no momento do 2.º golo (vejam o lance ali da lateral sul do lado contrário ao arghhh Simão e entenderão claramente do que estou a falar). Mesmo assim ainda tivémos que aturar esta cena de puro gozo para com os adeptos e A Bola a dar-lhe nota positiva e a escrever que sem ele teria sido pior.


Carlos Bueno, mais de uma trintena de jogos pela Europa, 2 golos, 0 em Portugal. Mas se não marca pelo menos reclama. Inadaptado ao país? Não creio


Os lampiões desta vez fizeram bem em trocar o cinema pelo "relvado" de Alvalade


Ninguém avisou este rapaz de que a época do figo já passou?

2 Comments:

  • At 3:42 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    É uma leitura. Pertinente, sem dúvida, mas é apenas uma leitura. Também lá estive e numa espécie de dupla qualidade: a de adepto e a de explicador porque tive que explicar como as coisas estavam a correr para a nossa equipa.
    Creio que antes de mais se tratou de um daqueles dias em que não deveríamos ter saído de casa. Isso sim! Nem nós, nem os jogadores, nem o Paulo Bento. E não é por um jogo que vamos classificar uma época inteira (eu sei que é cliché (não sei é se é assim que se escreve)). Creio que o Bueno, de facto, tem mostrado pouco, mas o que é que se pode pedir a um jogador que joga apenas de vez em quando... O Argentino, outro... Quanto ao Nani estou plenamente de acordo. Acho até que o Presidente Filipe Soares Franco deveria romper com a promessa e vender o atleta já em Dezembro porque depois disso não sei se alguém dará alguma coisa por ele...

    Quanto ao jogo:

    O Sporting jogou mais, muito mais! Faltou foi capacidade para transformar em golo tudo aquilo que foi fazendo (antes de tirar o Bueno teria sido melhor tirar o Liedson).
    Pela primeira vez levei câmara para o Estádio e depois de ver as fotos chego a uma conclusão; perdemos contra o "Paços de Ferreira", sem desprimor para o "Benfica" e para o "Paços" sendo que ambos foram justos vencedores.
    O Benfica jogou pouco mais que nada (os golos e a bola na trave) e venceu porque o Sporting foi incapaz de materializar a superioridade territorial em golos.

    Foi desagradável, para dizer só, a prestação de atletas que correm ao final de semana e que representam um dos maiores clubes de Portugal.

    Mas volta a dar o meu enfoque ao Nani. Creio que numa equipa de jovens jogadores o que mais complicação causa é ver um Nani qualquer a fazer número. Creio que é isso que do ponto de vista psicológico mais transtorno causa. Como é que se motiva um Miguel Garcia para jogar na semana que vem depois de ver5 o Nani em campo durante 90 mn ( que mais pareciam 900 de cada vez que tocava na bola) depois de ver sair ao intervalo um Argentino que correu e um Bueno que teve as duas únicas oportunidades de golo de que o Sporting dispôs? Como é que se motiva um Djalo depois de ver o critério aplicado nas substituições?

    Foi o que foi e é aquilo que merecemos pela demonstração que proporcionamos aos quase 50 mil adeptos...

    Mais uma vez excelente!!!

     
  • At 10:49 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Como Benfiquista admito que o Sporting foi superior, de certa maneira, mas é como há muito se diz, nem sempre quem joga mais é o vencedor. E verdade seja dita, o Spoting não jogou muito mais. O Benfica, admito-o, pouco joga. Mas foi letal, não sei como, mas foi. E foi deveras inteligente na abordagem do jogo e da inesperada vantagem madrugadora. Também não sei como, mas foi. Mas o mais engraçado, é ver como os lagartos, que em tão boa conta vinham tendo a sua equipa, quando se vêem perante 3 ou 4 jogos menos conseguidos da sua Centenária e "Fantabulástica" equipa, depressa e injustamente esquecem os elogios que lhes fizeram quando estavam na mó de cima, e jogavam belo e bonito, massacravam "Inter's" e os putos davam "show di bola". Até o afamado treinador, que na prática e na realidade pura e dura, é apenas um novato nestas andanças, com pouca ou nenhuma(?)experiência na alta roda do futebol, mas que até tem um bom português para fazer discursos nas conferências de imprensa que antecedem os jogos, e que anteriormente era um Zeus para os das bandas de Alvalade, leia-se, Deus dos Deuses, foi colocado em xeque. Estranho e discordo, mas o Mundo à volta da redondinha é assim. Acho injusto, porque o tipo do risco ao meio até já vos deu bons sorrisos. E bons jogos. E grandes exibições, daquelas, que até eu que sou do SLB SLB Glorioso SLB, mas acima de tudo sou apreciador de bons toques na xixa, apreciei e com os quais vibrava. Pah, tenham calma. A vossa equipa é boa, os putos estão a crescer, e tomara eu, que o meu Benfica quando perdesse, fizesse tão boas exibições como os vossos "Viscondes" fazem, quando perdem. Parem de se lamentar e ganhem é aos Russos. E gritem pela vossa equipa. Porque o meu Glorioso pode perder, pode jogar mal, pode ser tudo e mais alguma coisa, mas eu nunca deixo de gritar por ele. Porquê? Porque está-me no sangue... Ah, e também, porque os últimos 3 pontos já são nossos, e esses já ninguém nos tira...


    Ps- Quem continua a dizer que o "Kinder" Bueno merece jogar, deve estar doido ou então não sabe ver bola com olhos de ver. Obrigado Bentinho pelo Bueno ter jogado. Nós temos muitos que não valem um chavo, mas esse Bueno, é deveras bom...

     

Enviar um comentário

<< Home