Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

domingo, outubro 28, 2007

8.ª Jornada - Nacional 0x0 Sporting

Paulo Bento havia afirmado que o Sporting não perderia 3 jogos seguidos.
E não perdeu.
Mas estar a 7 pontos do Porto em apenas 7 jornadas não significará que o empate e a derrota são a mesma treta?
Mais uma vez o Sporting entrou em campo esquecendo que o jogo era – obrigatoriamente – para ganhar. Com tranquilidade, muita tranquilidade, dirão alguns. Sobranceria, muita sobranceria, direi eu.
Esquecem que o golo só cai do céu para quem trabalha, o que não foi manifestamente o caso.
Rematar apenas 1 vez à baliza na 1.ª parte, rematar a 2.ª vez à baliza quando a 2.ª parte já vai a meio é pouco, muito pouco, quase nada. Um 0.
Custa, também, levar com os comentários dos fulanos da TVI afirmando que com as substituições o Sporting ficou muito melhor. Saiu Izmailov e Vukcevic (um dos menos maus) para entrar os inqualificáveis e inoperantes Purovic e Pereirinha. O Sporting apenas ganhou algum ascendente porque o Nacional estava fisicamente acabado (viram a imagem do sempre perigoso Fellype Gabriel a sair do campo, completamente com os bofes de fora?), e mesmo assim os madeirenses nesta fase ainda podiam ter marcado pelo menos um golo, numa defesa estupenda do totó do nosso Stojkovic.
Paulo Bento tem de repensar os jogadores e sua disposição no meio-campo. Recuar Miguel Veloso para central e, com isso, João Moutinho para o seu lugar, faz com que para além de Liedson e Yannick fiquem também Romagnoli, Vukcevic e Izmailov sem vir cá atrás pressionar, defender, recuar quando tem que ser. Parece-me que haverá jogadores no plantel que ainda podem dar mais – Gladstone (até agora mal) e Celsinho (até agora pouco jogou) – caso se entrosem, e outros que nunca darão nada nem que encarnem em Liedson ou João Moutinho – Purovic, Farnerud, Pereirinha e Paredes (este último para grande desgosto meu).
A rever urgentemente.