Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

quarta-feira, março 23, 2005

Irritações saudáveis

Confesso que adoro irritar-me por causa do futebol. Na verdade, antes com isto do que com coisas sérias. É isso mesmo, para mim o futebol é só um jogo, mas um jogo que me faz emocionar, para o bem e para o mal, e do qual eu sinto falta nas paragens para férias. Adoro as discussões sobre futebol, daquelas que duram semanas depois do jogo, se foi golo se não foi, se estava fora-de-jogo ou não, se foi penalti ou não. E se foi bem expulso ou não.
Agora andam para aí umas alminhas a querer convencer-nos de que o Seitaridis não foi bem expulso no passado jogo com o Sporting. Vêm alguns ex-árbitros, vêm os tripeiros sem entender que este ano perdem com quase todos - até com o Sporting, mas não com o Benfica - e até vêm alguns lampiões a quem, mesmo assim, lhes agradou o resultado do jogo. À conta disto consegui uma proeza fantástica: ler a crónica do Miguel Sousa Tavares na A Bola desta semana sem me rir. Mas que perseguição aos tripeiros!!!
Então aqui vai uma das regras do nosso jogo, retirado do site da APAF :
«Um jogador deve ser expulso do terreno de jogo (cartão vermelho)quando cometa uma das sete faltas seguintes:
(...)
4. impedir a equipa adversária de marcar um golo, ou anular uma ocasião clara de golo, tocando deliberadamente a bola com a mão (isto não se aplica ao guarda-redes na sua própria área de grande penalidade).»
Agora sejamos sérios. Mesmo com o Baia na baliza e o Jorge Costa por perto, o Liedson tinha ou não uma ocasião clara de golo se o Seitaridis não desviasse a bola com a mão?