Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

quarta-feira, abril 13, 2005

Mourinho visto no país "irmão"

Fernando Calazans, colunista do jornal O Globo, de quem eu gosto de ler as crónicas, diz hoje o seguinte sobre o Mourinho:
«O técnico do Chelsea, o português José Mourinho, que parece ter inventado a marra e a pretensão, foi derrotado pelo Bayern de Munich, mas conseguiu a classificação na Liga dos Campeões por causa da vantagem no primeiro jogo (4 a 2), em Londres.
Na reportagem do nosso correspondente Fernando Duarte, um jornalista puxa-saco diz que cai na gargalhada quando colegas da imprensa inventam que o Chelsea quer contratar brasileiros como Ronaldo e Roberto Carlos.
“Mourinho não trabalha com superstars”, diz o repórter bajulador. “Ele quer ter todos os jogadores sob controle”.
Certo: o professor doutor português não trabalha com astros, muito menos astros brasileiros. Em compensação, jamais conquistou uma Copa do Mundo. Aliás, nunca se classificou para disputar nenhuma.»

Não que o Mourinho precise de defesa, muito menos daqui da Menina, que até nem é pretensiosa, nem eu alguma vez pensei em comentar (ou sequer considerar) críticas injustas ao Mourinho. Mas... escrito assim daquela forma ficamos a pensar que o jogo de ontem do Chelsea com o Bayern esteve quase que em risco para o Chelsea (mentira, o Bayern marcou 2 golos logo de seguida já nos descontos).
E que dizer então da afirmação de que o Mourinho nunca conquistou uma "Copa do Mundo", nem nunca se classificou para disputar nenhuma? Ora, eu também não, e o Calazans também não. A diferença entre nós e o Mourinho é que mesmo que nos candidatassemos ao cargo de seleccionadores nacionais, não o conseguiriamos, e o Mourinho não só o conseguirá no momento que quiser, como terá a possibilidade de se classificar e, eventualmente, ganhar a dita "Copa do Mundo".
Até lá, minha genti... pega noutro pecado do cara, que o patrício tem muito mais para ser pegâdo, né não?
Visto assim, até parece que o saco que está sendo puxado é o do nosso (deles) Felipão.