Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

domingo, maio 01, 2005

Ninguém me lê, mas não parece

Nem de propósito. Quando escrevi em Fevereiro que a Académica andava uma lástima, nem pontos nem jogo que se visse, vivia-se um clima de desilusão com cheiro a 2.ª Liga.
Depois disso foi sempre a subir – 11 jogos sem perder, o melhor ciclo deste campeonato, a maior pontuação de todas as equipas desta 2.ª volta. Definitivamente não tenho qualquer jeito para prognósticos nem para avaliação do potencial das equipas.
Depois da exposição de excelente e implacável defesa da semana passada em Alvalade, ontem a Briosa marcou um golo, voltou a não sofrer nenhum e ganhou ao Boavista, que jogou bem.
Para além do resultado e do momento da equipa, há a destacar duas situações algo raras no futebol dos dias de hoje:
- Nelo Vingada, na entrevista depois do jogo, enalteceu o trabalho desenvolvido pelo seu antecessor, João Carlos Pereira, dizendo mesmo que sem os pontos ganhos no seu comando e, principalmente, a adversários directos, a Académica não estaria na posição privilegiada que se encontra hoje. Parece óbvio? Pois parece, mas poucos se lembram disso e menos ainda o realçam.
- Jaime Pacheco, também na entrevista depois do jogo, para além de referir que o Boavista fez um bom jogo e que apenas falhou – e muito, digo eu – na concretização, acrescentou ainda que a Académica muito ficou a dever o seu triunfo a ... não ao árbitro, não à sorte... mas ...tcham, tcham... à sua inexcedível massa associativa que não se cansou de apoiar e cantar durante todo o jogo (bem audível na tv). Grande elogio para a 4.ª maior turminha de adeptos do futebol português.
Parece que este final de campeonato, para além da emoção, está a tornar-se civilizado.