Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

domingo, abril 24, 2005

A Quente

O Sporting empatou a zero com a Académica, que já não perde vai para 10 jogos.
Empate merecido tanto para uma equipa como para a outra.
Para a Académica porque se defendeu muito e bem. E só! Seria impossível que aquela equipa que se apresentou hoje em Alvalade marcasse um golo que fosse. É bonito? Não, não é. Mesmo precisando de pontos, penso que não vale tudo para os ganhar. Principalmente, como já disse aquando do empate da Académica com o Porto (jogo horroroso), quando se tem uns quantos adeptos espalhados pelo país, exigentes, e que, mais do que tudo, gostam de futebol. No fundo, tradição e memória.
Enfim... se o Sporting tiver que perder pontos que seja com a Académica.
Acontece que o Sporting quando joga em casa com os últimos (logo, com os adversários da Académica) vê-se aflito para marcar um golo. Com o Penafiel perdeu incríveis 2x0, com o Beira-Mar ganhou mesmo no fim por 1x0 (depois de ter visto um golo mal anulado aos de Aveiro), com a Académica não marcou nem um.
Jogo enrolado, sem ideias para encontrar qualquer espaço, não nos lembrámos de que as alas também servem para jogar. E, já agora, alguns equívocos, penso eu de que...
O Hugo Viana já não faz um jogo decente há não sei quantos e hoje, mais uma vez, andou a boiar tempo de mais até ser substituido. O Douala, o único que parecia capaz de furar os 1599 da Académica (eram mais que muitos...), saiu cedo de mais, quero crer que por estar lesionado. E depois, bem, depois... que dizer de o Sporting ter começado com dois pontas de lança - Liedson e Niculae - e ao intervalo o Peseiro ter mandado sair o Niculae para entrar o Pedro Barbosa, para alguns minutos depois ter voltado a colocar um outro ponta de lança, salvo seja, - o Pinilla .
O Pinilla, verdade seja dita, entra cheio de garra e vontade de jogar e ganhar. Mas depois, não ganha uma bola, atrapalha-se a ele próprio e aos colegas e, quando parece que tem tudo para marcar, falha escandalosamente. No pouco tempo que jogou podia, se fosse um jogador médio, ter marcado 2 golos e ter decidido o jogo, ou seja, ficar na história do campeonato pelo bom sentido. Agora assim... veremos mais tarde.
Neste jogo ficou ainda bem patente a gritante diferença entre o Paíto e o Rodrigo Tello - este último substituiu o castigado Rui Jorge, que por sua vez costumava ser substituido por aquele primeiro. A diferença, dizia eu, é que o Tello é muito mais discreto na porcaria que faz. De resto, nem um nem outro acrescentam coisa alguma à equipa.

Moutinho a cair na foto, porque durante o jogo foi sempre a subir. Um Leão.

Para finalizar, uma resposta a uma pergunta anteriormente colocada: não consigo escolher entre desejar que o Sporting ganhe e, com isso, poder ficar com problemas de consciência por a Académica ir, eventualmente, parar à II Liga. Porque o lugar destes clubes é este: o Sporting a ganhar para ser campeão com a Académica na 1.ª Divisão.