Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

sexta-feira, maio 20, 2005

O Meu Treinador

Quando no princípio da época José Peseiro afirmou que tinha o melhor plantel da Super-Liga, muitos o julgaram louco e pensaram que teria de engolir as suas palavras, tanta era a fé que colocava nos seus jogadores.
Mas não deveria ser sempre assim, o treinador a defender os seus? Não terá sido esta uma forma inteligente de lhes dar ânimo para a maratona que se estava a iniciar?
Quando Peseiro afirmou que tinha como objectivo levar o Sporting a jogar a final da Taça Uefa no seu estádio, houve quem continuasse a ver aqui arrogância e um estado de demência (eu não chego a tanto, mas lá que achei que o nosso treinador era um homem de cheio de fé e com sentido de humor, lá isso achei).
Chegados a uma semana e meia do fim da época, o balanço era o seguinte:
- Taça de Portugal: Sporting eliminado na Luz pelo Benfica, no desempate por penáltis, num jogo épico, em que o Benfica havia chegado à igualdade no último minuto do prolongamento depois do Sporting estar a jogar com 10;
- Taça Uefa: qualificação para a final, após uma segunda eliminatória com o Az Alkmaar, com um golo no último minuto do prolongamento;
- Super-Liga: disputa do penúltimo jogo na posição de líderes do campeonato contra o segundo, Benfica, no estádio deste. A sete minutos do fim, golo que deu a derrota numa jogada que ainda hoje não se sabe se deveria ter sido validada.
Resumo da ópera: com excepção dos dois últimos campeonatos ganhos, há para aí uns 20 anos que o Sporting não fazia uma época tão boa como esta. Não foi extraordinária porque não ganhámos nada. E se não ganhámos a culpa foi do treinador. E se chegámos até aqui a culpa também foi do treinador.
Por isso, há que continuar com o que está bom para se poder evoluir e chegar ao muito bom. E não se ser injusto, inchando quando se ganha e achincalhando aqueles que nos dão a possibilidade de incharmos quando se perde.
Lamentável aquela assobiadela de ontem no momento em que Peseiro recebia a sua medalha, esquecendo os "assobiadores" que foi também por sua causa que ali estavamos todos. Ou acaso preferiam não ter pelo menos vivido a final?