Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

segunda-feira, setembro 26, 2005

5.ª Jornada - Sporting 1x0 V. Setúbal


Golo: 35´ Deivid

Os primeiros 55m minutos de jogo, mais especificamente até à substituição do Luís Loureiro (o trinco) pelo Wender (um ala atacante), foram uma seca. Daí por diante, uma incompreensão constante.
Vamos por partes:
Logo a partir dos 20m o Sporting ficou a jogar contra uma equipa com menos um, por expulsão do guarda-redes do Setúbal, falhando, na sequência do que esteve na origem desse facto, um penálti. Todavia, no meio daquele joguinho mais do que mediocre o Deivid lá consegui acertar com a baliza aos 35m e fazer o único golo do jogo. O Setúbal só defendia (entrou a defender com 11, claro que continuou a defender com 10).
A outra parte:
Gosto de Peseiro, acho-o um tipo educado, e antes não ganhar nada tendo um treinador correcto do que não ganhar também nada com um parvalhão a liderar-nos. Vem isto a propósito da principal incidência do jogo: a monumental vaia que o treinador levou quando, aos 80m, substituiu Liedson por Beto. Não foram só os adeptos que cairam em cima de Peseiro. Também a critica radiofónica o fez. Acontece que, na minha modestíssima opinião, o mal, ou o erro, deu-se quando Peseiro tirou Luís Loureiro, abdicando do único médio defensivo, para colocar Wender, um atacante. A ganhar e a jogar em casa contra uma equipa teoricamente mais fraca e, ainda por cima, em inferioridade numérica, Peseiro resolveu arriscar e, certamente, os adeptos adoraram a substituição que, também em teoria, serviria para o Sporting jogar mais ao ataque ainda. O que aconteceu foi o inesperado - Sporting a perder completamente o meio campo e o Setúbal a conseguir ficar com a bola em seu poder por mais de 3 segundos e a aproximar-se (ainda que sem perigo, valha a verdade) da nossa área. Toda a gente se irritou, como é costume em Alvalade. E com razão. Quando Peseiro começou a aperceber-se de que poderia vir a não ganhar o jogo, emendou a mão e tirou um atacante para colocar um homem que fizesse o lugar antes ocupado pelo Loureiro. Aliás, não me lembro nunca de ver o Sporting a jogar sem um jogador naquela posição. E não devem existir muitas equipas por esse mundo que o façam. É quase como que jogar sem guarda-redes.
Ainda a propósito desta "habilidade", diga-se que Peseiro assumiu o erro, não só com a substituição do Beto mas também ao afirmar que achou que seria uma boa ideia a equipa jogar num 4-2-4 mas que nunca o tinha treinado (!!!).
Quanto ao mais, triste ver que o Sporting anda a jogar pior do que o ano passado (mas temos mais pontos do que por esta altura na época passada, uma prova de que o futebol não é matemática e lógica).
Triste também, a ser verdade, pois não vi a tv, que Liedson tenha resolvido plagiar Rochemback nas palavras que este dirigiu ao treinador no ano passado. Como afirmou Dias da Cunha aqui há uns meses, são apenas uns meninos. Com muito dinheiro, muito irresponsabilidade e pouca educação, acrescento eu.