Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

terça-feira, setembro 06, 2005

Madalena Arrependida

Maniche, em vésperas de regressar à Rússia, ao serviço da selecção nacional, para defrontar o país onde joga actualmente, afirmou estar saturado do seu novo poisio.
Do vice-campeão europeu de selecções 2004, campeão europeu de clubes 2004, campeão intercontinental 2004, de 27 anos, no auge da sua carreira, portanto, esperava-se que se transferisse de um clube como o Porto para um maior e/ou campeonato melhor. Mas não. Contra todas as expectativas (ou talvez não) decidiu-se pelo novo el-dourado de futebolístas sul-americanos e portugueses mais preocupados em ficar ricos rapidamente do que em construir uma carreira competitiva no futebol.
O dito campeão disse ontem que “o futebol russo não é o que eu estava à espera, não me preenche”. Disse mais, “Não gosto do país, não gosto do campeonato e não gosto do clima”.
Vejamos. Se há país que no nosso imaginário se encontra nos antípodas daquilo a que estamos habituados, esse país será a Rússia. Qualquer menino de 7 anos sabe disso, quanto mais um menino de 27 anos, que ainda para mais tem o irmão mais novo a morar em Moscovo já há uns meses, e um empresário que, em princípio, estaria a trabalhar para ele, aconselhando o melhor para a sua carreira, não fosse a casualidade de também ter de gerir a sua própria, mandando o seu moço para onde lhe dá mais dinheiro.
Se o jogador tinha certamente uma ideia do que é a Rússia, e Moscovo em particular, bem como o seu campeonato, reconhecidamente um dos mais falados do mundo (?), porquê a surpresa? Nem vale a pena dizer que não gostar do clima que faz em Moscovo em Julho e Agosto (os dois meses que Maniche lá esteve) é o mesmo que dizer que não se gosta de calor, o mesmo calor que faz em qualquer cidade portuguesa na mesma época do ano. Ou seja, quanto a clima estamos conversados, ainda não viu nada, por isso não haverá muito que se queixar. Quanto a não gostar do país, bom..., Moscovo é uma cidade fantástica e surpreendentemente acolhedora no Verão. Os seus habitantes gostam de sair, vivem a cidade, a oferta cultural é excelente, os restaurantes idem e todas as grandes lojas estão lá presentes, ainda que a preços bem salgados. Fiquei com a ideia de que só quem tem dinheiro a pode realmente disfrutar. Será que Maniche não estará a ser assim tão bem pago? Uhm! Daí o rapaz dizer que tem de falar com os dirigentes do Dinamo.
Por fim, Maniche teve tempo para afirmar algo com sentido: que “os jogadores russos olham para os estrangeiros do clube como uns invasores que vêm atrás de dinheiro".

Será que brincar com as matrioskas não ajuda a passar o tempo?