Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

segunda-feira, maio 01, 2006

Abébias

Aos lampiões tudo é permitido.
Soube apenas neste domingo que os seus jogadores conseguiram juntar-se aos seus adeptos nos impropérios contra os clubes rivais e presidente do FCP na comemoração do título do ano passado. Já tinha confessado que fiz tudo por me enfiar debaixo dos lençóis e calafetar todas as janelas da casa nessa noite de Maio de 2005 e pirar-me do país imediatamente para não ter de os aturar. Talvez por isso não tenha sabido anteriormente desses acontecimentos. O estranho é que, acompanhando eu o futebol indígena, quer pelos jornais, quer pela televisão, quer pela internet, não tenha ouvido ou lido quaisquer comentários sobre o assunto. Foi preciso os jogadores do Porto fazerem agora o mesmo (com excepção dos insultos aos presidentes dos clubes rivais) para que os media neles batessem forte e feio.
Também pelo menos dois jogadores do (arghhh) Benfica já tinham insinuado que os adversários jogavam dopados, sem que ninguém de responsabilidade os chamasse à razão e lhes fizesse ver o grave da questão. Curioso que na presente época um dos poucos casos conhecidos de doping no futebol tenha ocorrido precisamente com um futebolista do clube do colinho dos media.
Koeman, enquanto treinador, e pela sua postura, faz diariamente questão de que nos esqueçamos do grande jogador que foi. A juntar ao rol de preocupações que desde o princípio da época tem vindo a demostrar com o Sporting e, mais tarde, com Paulo Bento, saiu-se ontem com mais uma que apenas poderá constar nos livros dos maus perdedores (e ainda nem sequer perdeu por inteiro...).
Insinuou claramente que o Rio Ave – equipa que luta desesperadamente para não descer – estava comprado pelo Sporting.
Disse textualmente: «Falta só uma jornada, o Sporting joga em casa com o Sp. Braga, que é uma equipa difícil, mas o Paços de Ferreira também é. Vi os golos do Sporting, vocês conhecem um programa chamada comedycapers? Se vão facilitar-lhes a vida desta maneira, será muito difícil alcançá-los.»
Quando lhe perguntaram o que queria dizer com isso, procurou desviar e confessou sentir-se atraído pela comédia, ao responder «Comedycapers é um programa que mostra golos cómicos, muito esquisitos. Na Holanda tem esse nome. A seguir ao nosso jogo, vi os lances dos golos do Sporting. Um foi auto golo, noutro, dois defesas nem tocam na bola e aparece o avançado do Sporting a marcar. Deu-me vontade de rir, apenas isso».
E o golo do Ricardo pelo meio das pernas, também te deu vontade de rir? Ou deu-te mais vontade de rir o golo que o mesmo Ricardo sofreu o ano passado na Luz, a meias com ligeiro empurrão de Luisão?
Golos estranhos não acontecem sempre para o mesmo lado. Nisso o futebol é bem democrático.

Acerca disto, e dada a prontidão com que o holandês disse estas tretas (na conferência de imprensa logo seguida ao jogo do seu clube, que decorreu à mesma hora que o do Sporting), Paulo Bento pergunta hoje, e bem, «Mas Koeman tinha alguma televisão no banco?”
Da parte do Rio Ave veio o mínimo: a exigência de um pedido de desculpas públicas. Danielson, um dos protagonistas dos golos esquisitos (a par com o esquecido Ricardo) foi mais certeiro e claro «O treinador do Benfica deveria era falar do golo que nos foi anulado aqui em Vila do Conde no jogo que eles ganharam por 1-0».

Decência, caríssimos, aos grandes pede-se decência.

2 Comments:

  • At 5:34 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    E para recordar:
    esse senhor cujo nome é Koeman disse no inicio da época que a única equipa que o preocupava era o Porto... opsss será que isto foi confusão da mudança para o nosso país?

     
  • At 4:50 da manhã, Blogger bancarrota said…

    lol Faciosas!!! Até parece que do sporting não vêem de vez em qdo alguns comentários mais idiotas e desagradáveis... tem sido sempre assim nos ultimos anos... incrível é, como ainda há quem lhes passe algum cartão...

    Só se pica quem quer... A mim n me ofendeu nada os jogadores do Porto insultarem o Benfica... a falta de nível leva mesmo a estas coisas... Pra qu~e chatear-me???

     

Enviar um comentário

<< Home