Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

sábado, maio 13, 2006

GRUPO D

MÉXICO
IRÃO
ANGOLA
PORTUGAL

Teoricamente, o grupo mais acessível que poderia ter calhado a Portugal. Opinião não unânime, é claro. Até porque, como diria Nélson Rodrigues, “toda a unanimidade é burra”. Vai daí, Gilberto Madaíl logo avisou para o perigosíssimo grupo. Talvez por conhecer bem os jogadores que o rodeiam, tipo Cristiano Ronaldo, que já afirmou que se motiva é nos jogos contra as equipas grandes. Ou, mais provável, Madail estará a pensar que a história se pode repetir novamente, já que na Korea / Japão, em 2002, o filme começou da mesma maneira: grupo mais do que acessível e ...
Prognóstico: Contra as desilusões, marcar, marcar.... Passam Portugal e México.

MÉXICO
É o 4.º país com mais presenças em mundiais, atrás de Brasil, Itália e Argentina (não contando com a Alemanha dividida). 13 no total. Chegou aos quartos de final por duas vezes, em 1970 e 1986, este último em casa.
Do que me lembro do México, teve um guarda-redes garrido, Jorge Campos, e teve um artista da bicicleta, Negrete, prontamente adquirido pelo Sporting. Do que cá jogou é que não me lembro rigorosamente nada.
Não obstante os seus jogadores não jogarem muito pela Europa, do México ninguém se admirará por aí além que vá muito longe. Sem emoção nem devoção pelos torcedores não mexicanos, todavia.
A estrela da equipa é Rafael Marquez, defesa do Barcelona.

IRÃO
A 3.ª participação do Irão no mundial.
Nunca passou da fase inicial. Se o conseguir nesta edição, é bem provável que o seja à conta de Portugal.
Do Irão não sei rigorosamente nada. Tal como não sabia rigorosamente nada do Iraque que nos calhou no grupo dos últimos Jogos Olímpicos.

ANGOLA
A estreia em mundiais. Logo com Portugal.
Para muito boa gente, é lamechas apoiar simpaticamente Angola. Não é o meu caso. Lembro com carinho a malinha cor de rosa da Minnie que o massagista da equipa angolana transportou para o relvado de Alvalade aqui há uns anitos, quando Portual recebeu Angola. Lembro também que o jogo não estava a correr muito bem para a nossa selecção, futebolísticamente falando, quando os angolanos resolveram estragar tudo e, embalados pelas bancadas, começaram a distribuir caneladas. Lamentáveis recordações desse encontro.
Como será agora?
Nas bolsas de apostas ninguém dá nadinha quer por Angola quer pelo Togo. Mas, África é África, e as surpresas costumam vir daqui.
Os artistas são João Ricardo (o guarda-redes que joga exclusivamente pelos Palancas, sem clube para atrapalhar), Figueiredo (o branco), Akwá (o inadaptado às botas) e Pedro Mantorras. O Pedrito, que tem marcado uns golitos providenciais de fim de jogo e fim de época pelo Benfica, terá, no entanto, de rever as suas atitudes. A maior estrela, que ultimamente se tem revelado mais pelo papel de motorista dos angolanos no reclame que gentilmente podemos observar pela RTP África, tem vindo a armar-se em planeta e reivindica a titularidade. O treinador não tem ido na conversa. Conseguirá Mantorras uma boleia para si próprio?

PORTUGAL
A 4.ª participação em mundiais, a 2.ª consecutiva.
Depois do 3.º lugar em 1966, em Inglaterra, à entrada de leão no México 86 seguiu-se a saída à gatinho sem unhitas. Em 2002, na Korea / Japão foram mais os alhos a correr com os “tugas”.
Mesmo com todo este palmarés, Portugal é favorito para ser campeão. Infelizmente, fora do nosso rectângulo ninguém consegue acompanhar a nossa imensa visão.
Ainda dizem que não somos um povo optimista.
Na motivação de jogar com Angola e Irão (os dois primeiros jogos) estará a chave.
Nisso e também na possibilidade de se conseguir substituir com algum sucesso um jogador como Jorge Andrade. Tirando Ricardo Carvalho, os nomes que o acompanharão na defesa (Fernando Meira, Caneira, Miguel, Paulo Ferreira, Nuno Valente ou qualquer outro de nível equivalente) causam calafrios a 10 milhões de pessoas.
No meio campo o problema deverá ser a abundância de possibilidades: Costinha, Petit, Tiago, Maniche, João Moutinho – qualquer um deles parece dar garantias de segurança. Daí para a frente, tirando o ponta de lança (Pauleta, o melhor marcador de sempre da selecção e 0 golos marcados no último Europeu), encontra-se o forte de Portugal: Deco, Luis Figo e Cristiano Ronaldo.
Só este trio dá para sonhar. Pensando bem, nós temos razão. Somos favoritos e vamos mesmo ser campeões mundiais.