Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

sexta-feira, fevereiro 18, 2005

Jogador da Semana 3 (6) - SÁ PINTO

Ricardo Sá Pinto foi, há que dizê-lo com frontalidade, um dos grandes destaques da semana. Ou melhor, tem vindo a provar desde o começo do ano que merece continuar em destaque, pelo menos no futebol cá do burgo.
É, reconheço-o, uma pessoa de que nem toda a gente gosta. A Juve Leo adora-o, alguns sportinguistas gostam dele (não sei se a maioria), mas os adeptos dos outros clubes não vão lá muito com a sua cara e, principalmente, feitio. Eu gosto dele desde que chegou ao Sporting, mais precisamente em 1994. Mostrou sempre a sua dedicação e devoção pelo jogo. Tem sido sempre irreverente, por vezes até demais, o que lá vai lá vai...
Parece-me que o Sá não teve sempre a sorte a acompanhá-lo mas nunca desistiu e agora anda por aí a provar que merece jogar exclusivamente pelo futebol que ainda tem. Sinceramente, era difícil de acreditar que pudesse voltar a este ritmo e forma, ainda para mais sendo um daqueles jogadores que corre os 90m e vai a todas as bolas sem medo de meter o pé ou de se aleijar. O que interessa é jogar, tentar ganhar, nunca desistir de alcançar esses objectivos. É uma rica lição esta a que o Sá nos tem dado. A isso chama-se carácter.
Para além destas facetas mais conhecidas, pude também testemunhar no último jogo do Sporting para o campeonato o apoio que o Sá faz questão de dar aos mais novos. Foi muito bonito vê-lo a aplaudir os míudos das camadas jovens do Sporting que aí foram homenageados. Talvez porque saiba que esse momento de incentivo pode ajudar o início de uma carreira. Ou, se calhar, porque quando foi apanha bolas dos jogos de ténis também gostava que os seus ídolos lhe dessem uma piscadela de olho.


Sá Pinto a comemorar um dos 2 golos que fez no fim de semana passado.