Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

terça-feira, fevereiro 22, 2005

O Czar

Alexander Popov anunciou que se iria retirar da natação. Fico triste.
Assim como não tenho problemas em dizer que chorei nos últimos Jogos Olímpicos quando vi que o Popov não tinha chegado à final dos 100 Livres (ele que, depois do Tarzan Johnny Weissmuller, foi o primeiro a conseguir ganhar esta prova, a mais importante na natação, em dois JO consecutivos - Barcelona 92 e Atlanta 96, 2.º lugar em Sydney 2000). Quando vi depois que nem sequer conseguiu o apuramento para as meias finais dos 50 Livres, bom... aí quase que fiquei em choque. Afinal de contas, estava mais que visto que essa seria a sua última prova, ainda que só agora anuncie a retirada.
O Popov é considerado um Senhor na natação, sendo membro do Comité Olímpico Internacional e representante dos Atletas na Comissão Olímpica. Lembro-me, no entanto, que no princípio dos anos 90 (não sei o ano exacto) veio cá a Portugal ao Meeting do Porto e o pessoal dizia que ele tinha tiques de estrela, andar pedante e que já dominava bem as camaras de filmar e fotografar. Só olhava quando realmente queria. A partir daí foi sempre a subir. Tem o palmarés mais fantástico na velocidade na natação. E atingiu também uma longevidade não muito comum. Desde o 1.º título olímpico em 1992, disputado com outro mito da modalidade, o Matt Biondi (este é americano, por isso é mais fácil ser considerado um Deus pelos media), até ao último título mundial alcançado em 2003.
Mais referências: nasceu em 1971, em Iekaterinburgo, lá para os Montes Urais na Rússia. Começou por nadar costas, foi para Moscovo, depois para Camberra, na Austrália, e depois para a Suiça. Após os JO de Atlanta 96 foi apanhado numa rixa de rua em Moscovo tendo sido esfaqueado no estomâgo. E, sim, voltou a nadar e a conquistar os títulos que já se sabe. E, sim, é casado e já tem descendência.
Resta-nos contemplá-lo.


Popov em publicidade da Omega