Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

quarta-feira, março 02, 2005

El Pibe - Carta a Diego "Vivir para contarlo"

Não querendo entrar muito na discussão sobre quem foi o maior jogador de todos os tempos, se Pelé ou Maradona, direi apenas que 1000x Maradona. Não é um exemplo fora de campo? Pois não. Mas Pelé fora de campo também nunca fez nada que me agradasse por aí além... ok, fico a conhecer mais umas grandes multinacionais e coisa e tal.
É óbvio que não vi jogar Pelé, a não ser no filme Fuga Para a Vitória e nas histórias aos quadradinhos do Pelézinho (que, por sinal, adorava). Maradona vi. Em 1990, deixando a Itália dividida, com Napóles a torcer pela Argentina contra o seu próprio país. Aliás, é uma coisa absurda o que ainda hoje, uma década depois, se vê de Maradona pelas ruas de Napóles. E em 1994, chorando com ele pela tv madrugada adentro, vendo-o sair daquela forma do Mundial, logo no momento em que voltava em grande com o seu jogo cheio de talento e entusiamo.
Por outro lado, Maradona é unanimidade em termos desportivos na Argentina. No Brasil, ainda que ganhe com muitos de avanço, para além de Pelé, Garrincha, Zico e outros que mais, têm igualmente fervorosos adeptos.
Vem isto a propósito desta Carta a Diego "Vivir para contarlo", quando um país, mesmo aqueles que não gostam de futebol, se deixa contagiar pelas venturas e desventuras de um simples cidadão. Um país que mergulhado numa crise política, social e económica encontra neste pibe fanfarrón y bocasucia, com problemas como tantos outros, alegrias para esquecer o dia a dia. E que por isso, agora que ele só lhe causa tristeza e vergonha, fica ao seu lado, puxa por ele e espera tão somente que ele possa chegar a avô para perguntar aos seus netos "¿Sabés quién era yo? Yo era Diego Maradona".


Dieguito em livro - Livro Tau


Pelezinho - o melhor futebolista na BD