Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

sexta-feira, março 04, 2005

Jogador da Semana - Pablo Aimar

Pablito Aimar nasceu em Rio Quarto, provincia de Cordoba, na Argentina. Ainda que o seu sonho não fosse ser jogador de futebol, o River Plate, de Buenos Aires, conseguiu convencê-lo a mudar-se para a capital, bem longe dos amigos de infância e da família. Aqui a história é igual à de tantos outros miúdos que tentam ser jogadores de futebol longe de sua casa: horas ao telefone com a mãe, ora chorando, ora fazendo de conta que não estão a chorar de saudades. A última foi o caso de Pablito. Ainda para mais, o rapaz assume-se como sendo tímido, ou melhor, cauteloso, diz que não gosta de falar demais. Não tem nem nunca teve uma relação próxima com os jornalistas, fugindo deles como pode. Curiosamente, por volta dos 17 anos, já presença assídua na equipa do River Plate (onde se estreou com 16 anos) e nas selecções jovens da Argentina, disfarçou-se de palhaço para um jornal do seu país porque o jornalista da matéria achava que vê-lo jogar era uma diversão, tendo-o alcunhado de "Payaso". Pablito detesta essa alcunha e hoje arrepende-se de se ter disfarçado.
Para além de Payaso é também conhecido como El Cai - os argentinos renomeiam todos os jogadores (detesto a palavra alcunha e já a utilizei 3 vezes).
Antes de vir para o Valência, no princípio de 2001, formava uma dupla fantástica no River com Javier Saviola (o Conejo). No entanto, e talvez devido à discrição que faz questão de manter fora de campo, seja no relacionamento com os jornalistas ou com os adeptos, não é hoje tão idolatrado pelos hinchas do River como Saviola. Aqui o Futebol é Para Meninas gosta muito dos dois mas... tem um fraquinho mais do que declarado pelo Pablito Aimar.
Esta semana voltou em grande. Depois de ter sido decisivo na vitória do Valência no fim de semana, a meio da semana marcou um golito no empate fora com o Sevilha. Durante esta época não tem estado em grande forma, dizendo-se por um lado que o seu físico fraco (apenas 1,70m de altura e peso mais que pluma) não aguenta mais de 3 jogos seguidos, e por outro lado que irá sair em breve do clube. O que é certo é que o Ranieri não devia gostar muito do futebol talentoso e de ataque do Pablito. Pode ser que com a mudança de treinador se imponha de vez na equipa, ele que no ano passado foi eleito o preferido dos adeptos.
Apesar de não se saber grande coisa do rapaz fora dos relvados, parece que gosta de ler e que pensa que quem lê um livro não pode deixar de ler mais (gosta de Gabriel Garcia Marquez) e que se não fosse o futebol teria certamente seguido nos estudos até à universidade.
Pablito é normal, portanto, e pelos vistos inteligente.


Pablo Aimar com as suas 3 camisolas: River, Valência e Argentina