Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

sexta-feira, junho 03, 2005

Finalistas

Mariano Puerta e Rafael Nadal serão os finalistas de Roland Garros 2005.

Mais um argentino numa final de um Slam, depois de David Nalbandian em Wimbledon 2003 e de Gaston Gaudio e Guillermo Coria em Roland Garros 2004. O desporto argentino, apesar da crise que o país viveu há 3 / 4 anos, continua lá em cima, como se comprova não só pelos brilharetes no ténis e pelo incontornável futebol, como também pelo basquete campeão olímpico, pela respeitável equipa de volei e, até, por uma medalhada na natação nos últimos Jogos. Queriamos, não queriamos?
Voltando ao ténis, esta final oporá dois tenistas surpresa. Ou melhor, Nadal só é surpresa pela idade - 19 anos feitos esta semana - e por ser a primeira vez que disputa o quadro principal do torneio. De resto, tem dominado a temporada de terra batida. Cheio de ganas, comemorando cada ponto como se fosse o match point, com saltos e socos no ar, sem medo, não pareceu acusar qualquer tipo de pressão. Roger Federer, o adversário que hoje levou de vencida, o tenista mais elegante e fora-de-série da actualidade, pelo contrário, jogou sobre brasas. Não parecia possível que o grande Roger pudesse sucumbir aos nervos de se ver às portas da final do único Slam que ainda não conquistou. Mas, como o próprio explicou no final, a verdade é que começou e terminou mal o jogo, jogando bem de vez em quando pelo meio. Pouco para ganhar ao supermotivado Rafael Nadal, como se viu.
Já Mariano Puerta, apesar dos muitos argentinos apontados como favoritos para chegar à final, não constava desse rol. É um tenista renascido, depois de ter estado parte de 2003 e de 2004 afastado por doping, alegadamente por um medicamento para combater a asma. O certo é que este ex-finalista de Roland Garros na categoria junior chegou lá, ainda que com muitas horas gastas no court para se ver livre dos oponentes em 5 sets.
O favorito é, claramente, Rafael Nadal e toda a gente está à espera que o espanhol dê uma "coça" ao argentino. Quanto a mim, e pelo apoio que tenho demonstrado neste blog a tudo o que é argentino, estou pelo Mariano. Fuerza, pibito!!!

Roger Federer esconde-se da vitória no único Slam que lhe falta.