Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

sexta-feira, setembro 30, 2005

E agora? O crédito mantém-se?

Neste jogo, Peseiro teve culpa de quê? Certamente que um dos motivos será o de não ter aproveitado os 8 anteriores jogos oficiais (com a bagagem que já levava de toda a época passada) para colocar a equipa a jogar futebol.

Quanto aos jogadores:
- Nélson sofreu o golo no tal minuto 90+3 que nos faz desesperar por não termos um guarda-redes que dê a mínima segurança. É verdade que fez uma defesa que se pensava decisiva na jogada que antecedeu o 3.º golo dos suecos, mas também é verdade que passou o jogo todo a não acertar sempre que tinha que pontapear uma bola.
- Beto, em vez de se tornar mais experiente com a idade, revela cada vez mais dificuldades em ganhar lances. Joga com soberba e falha. Continua a discutir por dá cá aquela palha, no caso, qualquer mero encosto do adversário. Um capitão tem de dar outros exemplos.
- Paíto é um ai Jesus sempre que está no nosso meio campo, e uma incógnita no meio campo adversário.
- Luís Loureiro é mesmo um jogador que já passou pela selecção portuguesa?
- Wender (apesar do golão) e João Alves são mesmo aqueles que brilharam o ano passado e que foram tão desejados?
- João Moutinho, sinceramente, não vi em nenhum momento dos últimos jogos.
- Douala é um caso mais sério. Nos jogos da pré-época e, creio, nos de apuramento para a Liga dos Campeões, teve uns repentes que entusiasmaram e encheram de esperança as bancadas de Alvalade. Sentiu-se no direito de fazer um ultimato ao clube, reclamando ou o aumento salarial ou a transferência a outro clube.
- Pinilla é sempre muito cantarolado e cantado pelas bancadas de Alvalade. Tem o mérito (que não é pouco) de rematar sem receios. Mas não ganha nem domina uma bola e, sempre que é necessário fazer um simples passe a um companheiro, ou não o faz ou fá-lo mal.
- Liedson, que não jogou por estar castigado pelo clube, já irrita com a sua irresponsabilidade e falta de profissionalismo (foram tantas as palmadinhas nas costas que sente-se agora no direito de fazer o que lhe dá na gana).

Voltando a Peseiro, treinador cuja continuidade defendo e quero continuar a defender, veio afirmar na véspera do jogo com o Halmstads que tinha era um crédito para com os adeptos do Sporting por ter levado o clube a discutir o título até à penúltima jornada e à final da Taça Uefa.
O que acontece é que Peseiro não ganhou nada e o Sporting não ganhou nada. Pior, a expectativa era, naturalmente, que a equipa evoluísse e não o contrário – o que está claramente à vista de todos.
O pior sector da equipa era a defesa e não se mexeu nela, ou melhor, vendeu-se Enakarhire, provavelmente o melhorzinho.
O melhor sector era o meio-campo e foi onde houve mais mexidas. O famoso losango pura e simplesmente deixou de existir – Pedro Barbosa, Hugo Viana, Fábio Rochemback saíram, Custódio e Carlos Martins estão constantemente lesionados.
A confusão instalou-se definitivamente na minha cabeça e alma.
A única certeza é que as culpas terão de ser repartidas por todos – direcção, treinadores e jogadores. Quanto a mim, renovei a minha game-box e, como não sei assobiar, não tenho outro remédio senão ir batendo palmas às cada vez mais inexistentes situações bonitas e felizes.