Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

segunda-feira, outubro 31, 2005

9.ª Jornada - Boavista 2x2 Sporting

No fim do jogo, e face ao empate registado e ao jogo jogado, pode dizer-se que o Sporting dá-se por contente por ter empatado mas sente-se desiludido após ter estado a ganhar por 2x0. O Boavista sente-se desiludido por ter empatado mas pode ficar contente por ter recuperado de uma situação de desvantagem de 2x0.
A verdade é que o Sporting não aproveitou nada neste fim de semana. Caiu-lhe do céu os empates do Porto e Benfica e, principalmente, caiu-lhe do céu dois golos de rajada, aos 22m e 24m, na noite de hoje, nas primeiras (e raras) oportunidades de que dispôs.
O Boavista entrou muito melhor, sentiu os golos contra a corrente do jogo, a equipa veio-se abaixo mas teve o discernimento de voltar do intervalo disposta a continuar a jogar para ganhar, tal como tinha entrado na partida. O Sporting da 2.ª parte sofreu a bom sofrer e nunca conseguiu segurar o jogo. Foram perdas de bola a mais.
Para agravar, parece-me que não terá tido no banco um comandante muito lúcido. Trocar André Marques por Rodrigo Tello é, pura e simplesmente, queimar uma substituição. Nessa altura ainda estavamos em vantagem e se era para ganhar maior consistência defensiva a emenda foi pior do que o soneto. Tello não é grande jogador na sua posição original e a defesa esquerdo é uma nulidade.
Depois, já empatados, quando Nani - que fez uma 1.ª parte muito boa, com um golo fantástico em que correu o meio campo adversário todinho a driblar adversários -, dizia, quando Nani já estava perdido a fazer passes mais do que disparatados, o treinador troca Douala - o único ainda capaz de algumas arrancadas, a par de Liedson - por Pinilla. Escusado será dizer que Pinilla não tocou na bola, uma vez que o Sporting não era capaz de a ter em seu poder.
A única substituição acertada foi a de Sá Pinto por João Alves, mesmo assim tardia, face ao apagamento de Sá Pinto durante quase todo o jogo (só me lembro do falhanço de um remate que teoricamente estaria próximo de dar golo).
E lá se passou mais um jogo sem ganhar para o campeonato - o 4.º consecutivo. E com golos sofridos, pelo menos aos pares, como de costume.
Pior, desaproveitando a sorte que não havíamos tido em outras ocasiões. Assim não vamos lá.