Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

sábado, maio 13, 2006

GRUPO E

ITÁLIA
GANA
EUA
REPÚBLICA CHECA

Outro grupo que não é nenhuma pêra doce para ninguém. Os favoritos Itália e República Checa não podem ficar descansadinhos a guardarem-se para a próxima fase, porque ela pode não chegar. O Gana talvez possa ser a surpresa africana da vez. E os States, podem demorar, mas chegarão lá cima mais tarde ou mais cedo.
Prognóstico: Com os quatro embrulhados, no fim a sorte toca à Europa e passam a Itália e a República Checa.

ITÁLIA
A 16.ª presença em mundiais.
A Itália já foi por 3 vezes campeã do mundo, em 1934, 1938 e 1982 – nesta última eliminou a mais fabulosa equipa brasileira de sempre e, ao mesmo tempo, a mais falhada. Por isso, e como castigo, à Itália não lhe tem tocado mais nada e teve até direito a uma final perdida, em 1994, com um penálti do “il codino” Roberto Baggio. O tipo de coisas que geralmente se pensa que só acontecem aos adversários da Itália. Isso e os golos nos últimos minutos. Também no último europeu, os italianos provaram da sua própria receita.
Estarão, pois, ainda mais sedentos de voltar ao topo do futebol mundial. São sempre uns dos favoritos.
Com os italianos costuma ficar o título do grupo com os futebolistas mais fashion e girérrimos do planeta. O sempre eteno Paolo Maldini, mais Francesco Totti, Filipo Inzaghi, Fabio Cannavaro, Alessandro del Piero, Alberto Gilardino, ufa... e mais não sei quantos, que não os conheço a todos, não permitem que esta ideia feita seja afastada. Por eles, e apenas por eles, desejo que a Itália siga em prova o máximo tempo possível – até se encontrar com Portugal ou Argentina.

GANA
Estreia em mundiais.
Mas nem por isso será de descartar o Ghana de discutir uma vaga na próxima fase.
A estrela é o Michael Essien e mais verei durante o torneio.

EUA
Será o 8.º mundial para os EUA. O seu melhor resultado foi uma semi-final em 1930. Ainda melhor do que esse, no entanto, foram os quartos de final em 2002, quando participam muito mais selecções e o futebol atingiu um patamar estratosférico. Por isso mesmo, os States não poderiam ficar de fora.
Qual é o jogador de todos os tempos que mais golos marcou, quem é, quem é? Uma pista: não é Pelé e é americano. Ou melhor, americana. Mia Hamm de seu nome. Pois, nas meninas os EUA dividem os títulos com a Alemanha. Nos meninos já começam a criar estrelas. Como Landon Donovan. E como Freddy Adu, de apenas 16 anos, mas de quem já se ouve falar há para aí uns 3 anitos. O seu guarda-redes, Tim Howard, joga pelo Manchester United.
Mas soccer dos americanos para mim ficará para sempre ligado a Paul Caliguri. Mais uma vez, foram os benditos cromos da bola que por altura do Itália 90 me permitiram eleger este americano que dava uns chutos na bola como um dos mais lindos daquele torneio.

REP. CHECA
Outra estreia em mundiais. Todavia, a Checoslováquia já havia disputado por 8 vezes o torneio, tendo chegado em duas delas à final, sem a vencer, em 1934 e 1962.
Os checos são perigosissímos. Em 1996, no europeu de Inglaterra, correram conosco depois daquele chapéu de Poborsky a Vítor Baia. Talvez por isso, os nossos media nunca mais perdoaram ao tripeiro. Eu também não (mas frangueiro por frangueiro, ao menos um com charme e voz de macho).
Vejam lá se não repetem a gracinha, estão a ouvir, Pavel Nedved, Milan Baros e Petr Cech?

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home