Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

terça-feira, agosto 29, 2006

Galos Contra o Mundo

E quem terá razão?
Gil Vicente ou Belenenses?
Belenenses ou Leixões?
Gil Vicente ou FIFA?
Goleada não haverá certamente em cada uma destas disputas. Não se trata aqui de futebol, de tácticas ou de preparo físico. É, pura e simplesmente, matéria jurídica.
E, por isso, os "grandes" juristas da nossa praça já vieram juntar os seus "pareceres" à história. E, por isso também, o Gil Vicente tem o caso entregue à PLMJ, a Sociedade de Advogados de José Miguel Júdice (entre outras trutas), o mais (ou um dos mais) importante escritório de advogados portugueses.
O Gil já cometeu o pecado capital (para a FIFA) de recorrer aos tribunais civis e por isso pouco terá a perder. Os galitos afundarão mas ainda há esperança que venham a ser o Bosman dos clubes, os revoltosos contra a toda poderosa e despótica FIFA, que faz questão de obrigar os seus associados a sobrepor a sua lei àquela que vigora em cada um dos seus países.
Caso a seguir com interesse. E não só para efeitos de I e II Liga Portuguesas, mas antes para todo o futebol mundial. Nunca pensei vir a defender um grande escritório de advogados, muito menos o de Júdice, mas vamos a isso, Senhores Doutores.